Indicadores na avaliação da qualidade da educação básica são tema de chamada de artigos à revista Estudos em Avaliação Educacional
Publicação pretende reunir estudos que discutam ou utilizem indicadores sintéticos na implantação de políticas e avaliação de abrangência nacional, regional ou estadual
Jade Castilho
14/10/2024 14:18:19
Está aberta a submissão de artigos para a seção temática Indicadores educacionais sintéticos na avaliação da qualidade da educação básica do periódico científico Estudos em Avaliação Educacional (EAE). A publicação da Fundação Carlos Chagas receberá artigos para compor o volume 36 da revista, que será publicado em 2025.
Com a revisão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o desenvolvimento de indicadores próprios por estados e municípios, a proposta abrigará estudos que discutam ou utilizem indicadores sintéticos na implantação de políticas de monitoramento e avaliação da educação básica, de abrangência nacional, regional ou estadual.
Além disso, a chamada de artigos contemplará os seguintes temas:
- Propostas metodológicas de elaboração de indicadores sintéticos para a educação básica;
- Estudos sobre indicadores sintéticos como estratégia para monitorar ou avaliar políticas de formação docente e condições de trabalho nas redes públicas de educação;
- Investigações sobre o Ideb e seu papel indutor na gestão educacional e na organização do trabalho escolar.
- A proposta conta com a colaboração de Ernesto Martins Faria, do Interdisciplinaridade e
- Evidências no Debate Educacional (Iede).
Pesquisadores podem enviar seus trabalhos até o dia 17 de fevereiro de 2025 pelosite da revista científica. No momento da submissão, é necessário informar para o editor, como comentário, que o envio é feito em resposta a essa chamada.
Sobre a revista
O periódico EAE é uma publicação com mais de 30 anos de história e divulga a produção acadêmica relacionada à avaliação da educação e à análise de políticas e programas que se relacionam com os estudos avaliativos.
A revista é classificada como A1 no Qualis-Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Saiba mais
Estudos em Avaliação Educacional
Indicadores educacionais sintéticos na avaliação da qualidade da educação básica
Submissão em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/about/submissions 
Prazo:17 de fevereiro de 2025