Ivana Marková
Pesquisadora é referência na Teoria das Representações Sociais
Jade Castilho
04/12/2024 12:57:44
A Fundação Carlos Chagas manifesta profundo pesar pelo falecimento de Ivana Marková ocorrido em 1º de dezembro de 2024. Ivana, nascida em 1938, em Praga, foi uma psicóloga social e pesquisadora da Teoria das Representações Sociais em diálogo com a Comunicação e com a Linguagem, atuando em vários comitês nacionais e internacionais de pesquisa.
Atualmente, era consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed), da Fundação Carlos Chagas, como representante da Universidade de Stirling (Escócia), lançando o livroMente Dialógica: senso comum e éticapela instituição.
Ementrevista concedida à FCC, Ivana comentou sobre termos e conceitos complementares e dependentes, presentes no último livro publicado por ela, intituladoThe making of dialogical mind: Social Representations and communication.
A autora também publicou o artigoA fabricação da teoria de representações sociaisna revista Cadernos de Pesquisa da FCC e atuou como pesquisadora visitante no projetoMente dialógica: senso comum, educação e ética, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e à comunidade acadêmica, em sinal de reconhecimento e respeito às suas contribuições.