Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa da Jornada Pedagógica da Educação Infantil da SME-SP
Durante o encontro, Adelina Novaes debateu a constituições identitárias de educadoras a partir da Teoria das Representações Sociais
Jade Castilho
02/07/2025 13:07:48
Entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, aIX Jornada Pedagógicada Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) se dedicou aos olhares para os contextos de aprendizagens, as narrativas infantis e a intencionalidade pedagógica e reuniu educadores, pesquisadores e gestores públicos.
Adelina Novaes, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), foi uma das convidadas para apresentação e trocas de experiências com educadoras e gestoras da rede municipal de educação.
No dia 24 de junho, a pesquisadora debateu asconstituições identitárias de educadoras, a partir de um olhar psicossocial, na no encontro da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque São Carlos. No dia 27 de junho, foi a vez da DRE Itaquera, na Sede da Obra Social Dom Bosco.
Para Adelina, é preciso enfatizar a produção dialógica de conhecimento nos processos de ensino-aprendizagem e, para isso, é essencial considerar as subjetividades de educadores e de educandos.
Saiba mais
IX Jornada Pedagógica da Educação Infantil da SME SP
Um olhar para os contextos de aprendizagens: narrativas infantis e a intencionalidade pedagógica
Quando:23 a 27 de junho de 2025