Reportagem destaca projeto de leitura e escrita de crianças apoiado pela Fundação Carlos Chagas
Em depoimento à Agência Fapesp, a docente Patrícia Rosas detalhou sua trajetória profissional e o projeto “Desengaveta meu texto” na Paraíba
Jade Castilho
15/12/2025 14:11:37
“E se vocês escrevessem um texto que pudesse ser lido pelos seus colegas, pelos seus pais e até mesmo por um público mais amplo? E se criássemos uma revista para publicar esses textos?”. Esse é um dos trechos do depoimento da docente Patrícia Rosas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criadora do projetoDesengaveta meu texto.
A iniciativa da pedagoga paraibana surgiu em 2017 na Escola Municipal Tertuliano Maciel e incentiva a leitura e a escrita entre crianças e jovens do Ensino Fundamental II, publicados narevista Tertúlia, em formato digital e impresso.
Em 2018, o projeto obteve recursos da Fundação Carlos Chagas e do Itaú Social, que possibilitaram expandir a iniciativa para mais cinco escolas de Campina Grande, em parceria com a rede estadual de ensino.
Ao longo dos anos, oDesengavetaobteve não somente recursos, como também reconhecimentos e premiações nacionais. Em seu depoimento, Patrícia menciona a aprovação de um novo projeto sobre práticas de letramento acadêmico em um edital da UFPB, no qual pretende aplicar a metodologia do Desengaveta.
“Minha meta é, por meio da leitura e da escrita, preparar esses futuros professores para pensar e agir”, relata em depoimento.
Confira a matéria completa nosite da Agência Fapesp.