Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Convivência escolar e aprendizagens no pós-pandemia são tema de livro com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Convivência escolar e aprendizagens no pós-pandemia são tema de livro com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas

E-book lançado tem distribuição gratuita e propõe o debate sobre o ambiente escolar com o retorno das atividades presenciais nas escolas

Jade Castilho

Publicado em:

12/02/2025 19:55:53

O e-book Educação, escola e pós-pandemia: discussões sobre convivência e aprendizagem com participação de Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, está disponível gratuitamente no site da editora Pimenta Cultural. 

O livro conta com 12 capítulos, um deles escrito pelo pesquisador com coautoria de Flávia Vivaldi e Renata Adduci e com o tema Investimento na convivência e no clima escolar para uma educação de qualidade.

O volume é a segunda publicação do grupo de pesquisa Convivência Democrática: estudos sobre clima escolar e atmosfera moral, do qual Adriano é integrante, e traz reflexões sobre as tecnologias inseridas no cotidiano das escolas, as condições de acessibilidade, o uso de mídias interativas e o papel dos docentes com novos cenários de aprendizagem e de ensino.

Segundo Adriano Moro, o livro tem a intenção de discutir o ambiente escolar no período que denominamos de pós-pandemia, no que se refere às aprendizagens e à convivência entre todas e todos na escola. 

“Uma educação de qualidade envolve o trabalho intencionalmente planejado e voltado para a qualidade das relações humanas. Ou seja, um trabalho que considere o clima e a convivência escolar como temas curriculares e institucionais, que invista na promoção do bem-estar e do convívio respeitoso, justo e democrático entre todas e todos, propiciando, assim, o sentimento de pertencimento e significado positivo em toda a comunidade escolar”, completa. 

Acesse o site e faça seudownload gratuito.

Relacionados