Novo livro da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente apresenta técnica para entender ações em diferentes espaços profissionais
Inédita no Brasil, obra contribui para diferentes áreas profissionais ao apresentar elementos para a explicitação de ações em palavras.
Luanne Caires
23/01/2025 14:54:26
Inédita no Brasil, obra reúne aspectos teóricos, práticos e de pesquisa sobre a importância de expressar experiências em palavras
A Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Université de Tours,lança o livro Entrevista de explicitação, de autoria do psicólogo e psicoterapeuta francês Pierre Vermersch. A publicação marca a primeira vez que a obra de Vermersch é traduzida no Brasil e apresenta uma técnica que permite produzir informações e reflexões sobre procedimentos adotados por estudantes e profissionais na realização de suas atividades, tornando-os protagonistas na construção de seus saberes experienciais.
O livro está organizado em duas partes: a primeira lança as bases da entrevista de explicitação e a segunda detalha a implementação de suas diferentes técnicas. A premissa que baseia toda a obra é a de que o resultado final é insuficiente para compreender as causas de dificuldades, conflitos ou de grandes sucessos nas ações dos indivíduos.
É preciso entender os processos que permeiam a execução das atividades de interesse, sejam elas ligadas ao mercado de trabalho ou ao campo educacional — compreensão que pode ser desenvolvida a partir da verbalização da ação, ou seja, da explicitação narrativa de dimensões da ação que nem sempre são conscientes.
Um dos exemplos de aplicação da técnica em sala de aula é entender como os estudantes realizam os exercícios escolares, o que permite identificar a origem de determinados equívocos e levar ao planejamento de uma ajuda específica no processo de formação.
Em uma abordagem mais geral, a entrevista de explicitação possibilita ainda a tomada de consciência sobre diferentes maneiras de se proceder frente a um desafio, o que favorece que essas maneiras sejam partilhadas em prol de benefícios para todos os envolvidos. Por recomendação do próprio autor, falecido em 06 de julho de 2020, o lançamento do livro será acompanhado por um curso de formação realizado na Fundação Carlos Chagas no segundo semestre de 2022.
Sob coordenação de Hervé Breton (Université de Tours), o curso será dedicado a fortalecer o contato e a experiência com a técnica de entrevista de explicitação entre diferentes grupos: pesquisadores, professores, profissionais de saúde, entre outras áreas.
A publicação da versão brasileira da obra foi produzida no âmbito da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A Cátedra, coordenada pela pesquisadora Lúcia Villas Bôas, da Fundação Carlos Chagas, reúne mais de cem pesquisadores de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior e seus projetos buscam analisar o trabalho docente por meio de abordagens multirreferenciadas.
A publicação esteve disponível até junho de 2023.