Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Livro publicado pela Fundação Carlos Chagas é referência em ciclo de estudos sobre clima escolar no MEC
www.fcc.org.br

Livro publicado pela Fundação Carlos Chagas é referência em ciclo de estudos sobre clima escolar no MEC

Adriano Moro, pesquisador da FCC, coordena a pesquisa Leituras Guiadas com integrantes de equipes gestoras de escolas de diferentes partes do Brasil

Jade Castilho

Publicado em:

28/07/2025 12:57:27

O Grupo de Trabalho (GT) de Clima e Convivência, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), concluiu o ciclo deLeituras Guiadas

A iniciativa foi realizada em ciclos de reflexões e escuta, que ocorreram entre 20 de março e 2 de julho de 2025, para conhecer as percepções, necessidades e desafios percebidos por equipes gestoras sobre o processo para Melhoria Contínua das Escolas com vistas à construção do Guia de Clima Escolar Positivo do Programa Escola das Adolescências. 

Neste período, integrantes de equipes gestoras de 100 escolas de anos finais do ensino fundamental, localizadas em dez estados brasileiros, fizeram a leitura do livroProcessos para melhoria contínua das escolas, publicado pela Fundação Carlos Chagas. A publicação é resultado de uma transtradução, ou seja, a tradução e adaptação ao contexto sociocultural brasileiro do Thriving Schools Guide, produzido por Jonathan Cohen, da Universidade de Columbia (EUA). 

O livro foi organizado por Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, pesquisador responsável pela coordenação da pesquisa Leituras Guiadas. Para Adriano, os resultados da iniciativa foram um sucesso: 

"A condução da pesquisa Leitura Guiada cumpriu efetivamente com o seu propósito, justamente por favorecer amplas reflexões e discussões conjuntas e colaborativas entre os integrantes de equipes gestoras de escolas de diferentes partes do Brasil sobre o clima e a convivência escolar",afirmou em entrevista à assessoria do MEC

O ciclo de Leituras Guiadas teve o objetivo de conhecer as percepções das equipes gestoras para a construção de um guia de clima escolar embasado na construção teórica, em diálogo com a realidade vivenciada nas escolas da rede pública brasileira, para apoiar o processo de formação continuada do Programa Escola das Adolescências. 

Saiba mais

MEC fecha estudo sobre clima escolar no Escola das Adolescências

Processos para melhoria contínua das escolas

Relacionados