Práticas educativas e intervenções no ambiente escolar são tema de livro organizado por pesquisador da Fundação Carlos Chagas
E-book reúne relatos de experiências de educadores, gestores escolares, psicólogos e orientadores em diversos níveis e modalidades de ensino
Jade Castilho
05/09/2024 12:09:11
As intervenções na e da escola e as práticas educativas e pedagógicas são temas de e-book gratuito organizado porRodnei Pereira, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC).
A obra reúne contribuições e experiências de educadores, gestores escolares, psicólogos e orientadores atuantes em diversas modalidades de ensino na educação básica.
“A ideia de articular autores com formações diversificadas, mas que atuam na Educação, se originou dos desafios atuais enfrentados pelos profissionais que atuam nas escolas e da necessidade de compartilhar experiências concretas, que possam apoiar e inspirar o enfrentamento desses desafios, considerando sua complexidade”, afirma Rodnei.
Os capítulos abordam o processo de escolarização, o enfrentamento da violência na/da/contra a escola, as práticas inclusivas, a saúde mental, os projetos e programas voltados para a valorização do ensino e o enfrentamento das desigualdades escolares.
O primeiro capítulo, intitulado Em busca de uma Psicologia Escolar e Educacional Crítica, foi escrito por Rodnei e Rodrigo Toledo e aborda os desafios na implementação da Lei n.º 13.935/2019, que tornou os serviços de Psicologia Escolar e Assistência Social Escolar obrigatórios na educação básica.
“Esperamos, com o capítulo, contribuir para elucidar o escopo e a natureza do trabalho desenvolvido pelas psicólogas escolares, que deve estar alinhado ao projeto político pedagógico das escolas e que não tem um caráter de atendimento clínico individual”, explica Rodrigo.
O e-book está disponível para download gratuitono site da editora Arco. Acesse para saber mais.