Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Ministério da Educação lança guia de clima escolar positivo em parceria com a Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Ministério da Educação lança guia de clima escolar positivo em parceria com a Fundação Carlos Chagas

Com coordenação de Adriano Moro, pesquisador da instituição, publicação compõe o ciclo de estudos sobre convivência do Programa Escola das Adolescências

Jade Castilho

Publicado em:

04/12/2025 14:33:46

Criar uma escola segura, baseada em justiça, liberdade e diálogo nas relações humanas é um dos desafios centrais para a educação em todo o mundo. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Carlos Chagas, lançam o guiaClima Escolar Positivo para o processo de melhoria contínua das escolas, nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025. 

Elaborado sob coordenação deAdriano Moro, doDepartamento de Pesquisas Educacionais (DPE)da FCC, a publicação compõe o Programa Escola das Adolescências (PROEA), voltado para os anos finais do Ensino Fundamental e comprometido com o desenvolvimento integral dos adolescentes. 

O guia é resultado de um trabalho coletivo a partir da pesquisa Leituras Guiadas, um ciclo de estudos e rodas de conversas com equipes gestoras de mais de 100 escolas públicas de dez estados brasileiros. A versão completa será divulgada em janeiro de 2026. 

A publicação conta com a colaboração do UNICEF, da Roda Educativa, da Fundação Roberto Marinho, da Ação Educativa, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (LEPES/USP) e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (NuPeDE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Além da colaboração entre as instituições parceiras, é preciso destacar o papel das escolas na condução da pesquisa e na elaboração do guia, feito por meio da escuta de seus profissionais e alinhado aos contextos e às características diversas da educação básica brasileira. 

Apesar de ser voltada para as equipes gestoras, a publicação reforça que a responsabilidade pelo clima escolar é coletiva, ou seja, a melhoria da convivência se dá, somente, quando todos os membros da comunidade escolar, incluindo estudantes e suas famílias, professores(as) e demais profissionais da escola, se reconhecem como parte desse processo.

Sobre o Leituras Guiadas

O projeto de Leituras Guiadas, realizado entre março e julho de 2025, teve o objetivo de conhecer as percepções, necessidades e desafios percebidos pelas equipes gestoras. Neste período, o grupo realizou a leitura do livroProcessos para melhoria contínua das escolas, publicado pela Fundação Carlos Chagas. 

A publicação é resultado de uma transtradução, ou seja, a tradução e adaptação ao contexto sociocultural brasileiro do Thriving Schools Guide, produzido por Jonathan Cohen, da Universidade de Columbia (EUA). O livro foi organizado por Adriano Moro, pesquisador responsável pela coordenação da pesquisa Leituras Guiadas. 

Formação com técnicos

A Escuta Nacional das Adolescências, realizada em 2024, apontou para a necessidade de melhorar o clima e a convivência escolar, e, nesse sentido, o programa Escola das Adolescências constituiu um grupo de trabalho voltado para o debate sobre o clima e a convivência nas escolas. 

Neste sentido, o Grupo de Trabalho Clima e Convivência nas Escolas promoveu o Encontro Formativo da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea). 

Adriano Moro, também coordenador da pesquisa Leituras Guiadas, explica que um clima escolar positivo envolve a construção de boas relações pessoas, um ambiente de cuidado e confiança, espaços de participação e de resolução de conflitos com base no diálogo, boa comunicação, senso de justiça e ações que propiciem a proximidade entre membros da comunidade escolar. 

Saiba mais

Painel e relatório do Escola das Adolescências

Escola como espaço seguro: investir em convivência escolar para formação de uma sociedade mais pacífica

Relacionados