Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Mulheres negras são tema de audiência pública com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Mulheres negras são tema de audiência pública com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

Encontro promovido pela Câmara dos Deputados reuniu pesquisadoras e ativistas negras para o diálogo sobre políticas públicas efetivas de combate ao racismo e às desigualdades de gênero no Brasil

Jade Castilho

Publicado em:

25/06/2025 13:32:36

Na última terça-feira, 17 de junho de 2025, a pesquisadoraAdriana Tolentino Sousa, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, integrou uma audiência pública voltada para o temaMulheres Negras, na Câmara dos Deputados. 

A audiência pública é atividade integrante do Estudo do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) intituladoPolíticas públicas de combate ao racismo e às desigualdades de gênero na construção de um Brasil justo e desenvolvido.

O encontro foi realizado no formato híbrido sob organização das relatoras do estudo, a Deputada Benedita da Silva e a Deputada Dandara. Durante a reunião técnica, Adriana Tolentino apresentou dados de sua pesquisa sobre a presença de mulheres negras no polo mais desenvolvido da formação e do trabalho no Brasil. 

A pesquisadora detalhou problemas e ausências de dados sobre a atuação de mulheres negras em profissões consideradas áreas de grande prestígio como Medicina, Direito e Engenharias. 

O objetivo da audiência foi promover o debate sobre as Mulheres Negras e o diálogo sobre como racismo no Brasil perpassa pelo estudo das situações das mulheres negras na formação social brasileira. 

Entre as palestrantes convidadas, além da pesquisadora, estavam: Taís de Sant'Anna Machado, coordenadora da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Itanacy Oliveira, Diretora do Programa Mulher, Trabalho e Vida Urbana da Casa da Mulher do Nordeste, e Iêda Leal de Souza, ex-coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) e coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia González.

Para Adriana, um debate público dessa natureza promove não só o diálogo sobre o racismo no Brasil, mas também as condições de vida, trabalho e existência das mulheres negras no país. 

“A investigação da presença e atuação de mulheres negras nos pólos mais desenvolvidos do trabalho, assim como sua formação para atuar nesse campo, é essencial para visibilizar a diversidade da experiência negra. Sem esse aprofundamento, torna-se impossível compreender a operação das opressões interligadas e os processos de sofisticação que mantêm a estrutura da desigualdade racial no país”, reforça a pesquisadora. 

A audiência pública foi transmitida ao vivo no YouTube da Câmara dos Deputados e está disponível no canal. 

Saiba mais

Audiência Pública - Tema: Mulheres Negras

Quando: 17 de junho de 2025, das 17h às 19h

Onde: Câmara dos Deputados, Brasília

Transmissão on-line 

Relacionados