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Aspectos que explicam desigualdade no volume de trabalho docente são tema de coluna de pesquisadora da FCC

Relatório com participação da FCC analisa fatores que contribuem para explicar a desigualdade no volume de trabalho docente no Brasil

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:15:57

Por Luanne Caires

A desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil e os fatores que ajudam a explicar essa desigualdade são tema de coluna da pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, no Nexo Políticas Políticas. Gabriela é uma das autoras do relatórioVolume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, fruto de parceria entre a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e o Itaú Social. No texto, a pesquisadora compara dois cenários que variam em termos de carga horária, tempo reservado para atividades extraclasse, componente curricular, além do número e do tamanho de turmas assumidas por cada docente. A publicação aborda, ainda, a importância de políticas públicas e de ações no âmbito das secretarias de educação para favorecer um volume de trabalho adequado. Acesse o relatório sobre volume de trabalho dos professoresLeia acoluna no Nexo Políticas Públicas

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