Pesquisadora comenta reflexos da pandemia nas desigualdades educacionais a partir de evento na FCC
Resultados de pesquisa desenvolvida em parceria com cinco países foram apresentados em evento na Fundação Carlos Chagas.
Jade Castilho
13/02/2025 14:49:24
O fim do estado de emergência de saúde pública internacional provocado pela covid-19 encerrou-se há cerca de um ano, mas os efeitos deixados pela pandemia ainda refletem e aprofundam desigualdades na educação.
A coluna de Rodrigo Ratier, do UOL, destacou as pesquisas do projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, desenvolvido com participação de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Carlos Chagas.
O projeto contou também com parcerias com outros quatro países: Austrália, Bélgica, França e Marrocos. Cinthia Torres Toledo, pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp que integra a rede de pesquisa, detalhou seu estudo de campo realizado em escolas da rede municipal na periferia de São Paulo durante a pandemia.
Em entrevista, Cinthia compara a experiência brasileira com a dos demais países e reflete sobre a infrequência escolar, os desafios logísticos do ensino remoto e iniciativas de resposta à crise sanitária.
Para saber mais, acesse a coluna completa.