Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Novo Cadernos de Pesquisa traz dossiê sobre Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Acesse!
www.fcc.org.br

Novo Cadernos de Pesquisa traz dossiê sobre Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Acesse!

Novo Cadernos de Pesquisa traz dossiê sobre Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Acesse!

admin

Publicado em:

21/01/2025 20:02:50

Com grande satisfação, a FCC (Fundação Carlos Chagas) apresenta a última edição de 2019 de Cadernos de Pesquisa. Onúmero 174traz o Dossiê Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. 

Confira abaixo o sumário da publicação e boa leitura! Criado em 1971, o CP divulga a produção acadêmica direta ou indiretamente relacionada com a Educação, agregando à temática educacional estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. 

Saiba mais napáginado periódico e confira também osistema de submissãoon-lineda publicação. 

TEMA EM DESTAQUE 

Educação infantil, práticas educativas e formação de professores – Apresentação 

Catarina Moro, Maria Fernanda Rezende Nunes 

Escuta da criança em pesquisa e qualidade da educação infantil  

Silvia Helena Vieira Cruz, Sandra Maria De Oliveira Schramm 

Definindo uma estrutura para 0 a 6 anos de idade  

Agnese Infantino 

A avaliação da qualidade da brincadeira na educação infantil 

Ângela Scalabrin Coutinho, Catarina Moro, Daniele Marques Vieira 

Formação de professores de educação infantil e o Pibid 

Daniela Oliveira Guimarães 

Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo 

Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino 

ARTIGOS

Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente 

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Claudia Leme Ferreira Davis, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Adriana Mallmann Vilalva 

Respeito e igualdade de gênero no ensino da formação inicial 

Rocío Serrano Rodríguez, Elisa Pérez Gracia, Monserrat Bustamante Chan, Antonio Carpio Camargo 

Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal 

Catarina Tomás, Carolina Gonçalves 

Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos 

Rosilane Katia de Oliveira, Marlice de Oliveira e Nogueira 

Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental 

Andréia Osti, Elvira Cristina Martins Tassoni 

Escola e mídia digital: algumas reflexões sobre o Projeto Transmedia Literacy 

Alejo Ezequiel González López Ledesma 

Intervenção em princípios de contagem: desenvolvimento do programa e aplicação inicial 

Évelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso 

Análise da retenção escolar através de modelos multinível: um estudo em Portugal 

Amélia Bastos, Maria Eugénia Ferrão 

Educação popular e juventude: o movimento social como espaço 

Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena, João Carlos Pereira Caramelo, Severino Bezerra da Silva

Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio 

Loeste de Arruda-Barbosa, Márcia Cristina Sales, Iara Leão Luna De Souza, Alberone Ferreira Gondim-Sales, Gabiane Crisóstomo Nascimento Da Silva, Mário Maciel de Lima-Júnior 

RESENHAS

Educação infantil: o currículo, as relações, o ambiente e o brincar 

Gioconda Ghiggi 

Avaliação de contexto e qualidade na educação infantil: um processo compartilhado 

Natália Francine Costa Cançado 

Infâncias e pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras 

Artur Oriel Pereira

Agradecimentos a pareceristas

Relacionados