Novo Plano Nacional de Educação é tema de audiência pública com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
Gabriela Moriconi participa de debate realizado pela Câmara dos Deputados voltado ao objetivo 16 do novo PNE, relacionado aos profissionais da educação básica
Jade Castilho
25/06/2025 17:16:20
O Novo Plano Nacional de Educação (2024-2034) é tema de audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025.Gabriela Moriconi, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, fará parte do encontro com segmentos da sociedade civil, trabalhadores da educação, gestores públicos e especialistas.
A audiência pública realizada pela Comissão Especial dedicada ao novo PNE abordará, especificamente, o objetivo 16 do Plano, relacionado aos profissionais da Educação Básica. Durante sua participação como expositora, Moriconi abordará contribuições encontradas em pesquisas recentes com o objetivo de aprimorar a estratégia 16.14, que diz respeito ao cumprimento da jornada docente em apenas uma escola e de propor uma estratégia voltada para o estabelecimento de parâmetros para a qualidade das condições de trabalho dos professores no Brasil.
Aatuação docente em múltiplas escolasfoi tema de uma nota técnica publicada pela Fundação Carlos Chagas e coordenada pela pesquisadora. A nota técnica faz parte da pesquisa em andamentoProfessores que trabalham em múltiplas escolas no Brasil: mapeando e compreendendo o fenômeno, uma parceria com a Universidade de Stanford e o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação), financiada pelo CNPq, pelo Movimento Profissão Docente, pelos Institutos Península, Sonho Grande e Natura.
O levantamento exclusivo utilizou dados do Censo Escolar 2023 para traçar um perfil dos professores brasileiros que trabalham em mais de uma unidade escolar. Ele traz um panorama da relação entre a atuação docente em múltiplas escolas e esses outros aspectos, como tipo de rede, etapa de ensino, componente curricular, tipo de contrato de trabalho, localização das escolas e características dos professores.
Ovolume de trabalho docentetambém foi abordado em dois outros estudos coordenados por Moriconi e que contam com a participação de outro pesquisador da FCC,Nelson Gimenes. O primeiro deles apresentou uma análise comparativa entre o volume de trabalho dos professores do Brasil, dos Estados Unidos, da França e do Japão, enquanto que o segundo baseou-se em estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras.
Os relatórios, resultado de uma parceria entre o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação), a FCC e o Itaú Social, chamaram a atenção para o elevado volume de trabalho de uma parcela significativa dos professores e o apontaram como um fator essencial para a valorização dos profissionais da educação.
Para a pesquisadora, um debate como esse promove um diálogo fundamental entre pesquisadores, gestão pública e o público em geral na formulação e atualização de políticas educacionais, como o PNE.
"Nosso trabalho como pesquisadores é justamente voltado para produzir evidências que possam subsidiar as políticas educacionais. Então é uma oportunidade ímpar a FCC ter sido convidada para participar desse debate sobre o Plano Nacional de Educação e nós podermos oferecer contribuições para aprimorá-lo no que diz respeito às condições de trabalho docente - um fator crucial para a qualidade do ensino no país", comenta Moriconi.
Aaudiência pública será transmitida ao vivono YouTube pela Câmara dos Deputados.
Saiba mais
Audiência Pública - Tema: Novo Plano Nacional de Educação (2024-2034)
Quando: 25 de junho de 2025, às 14h
Onde:Câmara dos Deputados, Brasília
Transmissão on-line