Os desafios de ser professor em múltiplas escolas no Brasil
Tema de nova pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas foi destaque em entrevista feita pela Rádio Nacional da Amazônia
Jade Castilho
12/12/2024 14:47:41
Cerca de 450 mil professores no Brasil atuam em mais de uma escola. Uma prática comum e normalizada que foi tema denova pesquisarealizada pela Fundação Carlos Chagas e foi destaque em entrevista feita pela Rádio Nacional da Amazônia. A realidade de trabalhar em mais de uma escola pode trazer sérios impactos para a saúde docente e a qualidade do ensino e o estudo busca caracterizar, a partir de dados do Censo Escolar 2023, quem são os professores nesta situação no país.
Gabriela Moriconi, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda FCC, coordenou a pesquisa e comenta os motivos que levam tantos educadores a acumular vínculos, os principais desafios enfrentados e as possíveis estratégias para construir condições de trabalho mais sustentáveis para docentes brasileiros e brasileiras.
O estudo foi feito em parceira com o Centro Lemann da Universidade de Stanford e o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Península, Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Movimento Profissão Docente.
Ouça a entrevista completa nosite da EBC.
Para saber mais, acesse: