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Estudo aborda perfil do volume de trabalho docente no Brasil

Pesquisa realizada pela FCC, D3e e o Itaú Social foi destaque em matéria do Valor Econômico

Jade Castilho

Publicado em:

21/05/2025 15:04:24

Mais de 20% dos docentes que lecionam disciplinas como Artes, Educação Física e Língua Estrangeira nos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas do Brasil têm mais de 400 alunos, com cerca de 40% desses professores atuando em mais de 10 turmas. A quantidade corresponde ao dobro de alunos por docente em países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Japão e França.

Os dados são parte do relatórioVolume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileirasfoi destaque em matéria do Valor Econômico.

O estudo, produzido em parceria pela associação Dados para Um Debate Democrático na Educação (D3e), a Fundação Carlos Chagas (FCC) e o Itaú Social. utilizou informações do Censo Escolar 2020, do Ministério da Educação (MEC), e daTeaching and Learning International Survey(TALIS) de 2018, pesquisa coordenada pela OCDE. 

Em entrevista,Gabriela Moriconi, pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, abordou os efeitos negativos na saúde física e mental de docentes diante desse cenário. 

“O professor não consegue, por exemplo, almoçar em um tempo adequado, porque está se deslocando de uma escola para outra”, afirma a pesquisadora. 

Confira a reportagem completa nosite do Valor Econômico

Para saber mais:

Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental

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