Pesquisa internacional sobre Clima Escolar é lançada com participação da Fundação Carlos Chagas
Brenda Teixeira
30/09/2025 19:34:00
A qualidade das relações e do ambiente de aprendizagem nas escolas está no centro de uma pesquisa internacional inédita sobre Clima Escolar, lançada hoje, 1º de outubro de 2025. O estudo reúne pesquisadores de onze países e busca compreender como diferentes contextos educacionais têm tratado do tema, além de identificar tendências em pesquisas, políticas públicas e práticas voltadas à melhoria da convivência escolar.
A pesquisa é sediada no Centro para a Cidadania e o Caráter da Universidade do Missouri – St. Louis (EUA) e conta com a participação de pesquisadores do Brasil, França, Israel, Estados Unidos, Austrália, Índia, México, Quênia, Chile, Japão e Suécia.
No Brasil, a coordenação é realizada por Adriano Moro, membro do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, que também integra o Comitê Diretor Internacional da pesquisa.
Entre os participantes estão Catherine Blaya (França); Melinda C. Bier, Phil Brown, Patrícia Ciccone, Jonathan Cohen, Jo Ann Freiberg, Andrea Pulskamp e Amrit Thapa (Estados Unidos); Jayanti Bhatia (Índia); Daniela Salgado e Ligia García-Béjar (México); Ruth Berkowitz (Israel), Deborah Green (Austrália), Peter Kingori e Grace Ngugi Maina (Quênia); Verónica Lopez (Chile); Norihiro Miyako e Mitsuara Taki (Japão); e Robert Thornberg (Suécia).
Segundo os organizadores, um clima escolar positivo está diretamente associado a melhores resultados nas aprendizagens, ao senso de pertencimento e engajamento dos sujeitos na escola, ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes, à saúde mental, à redução de conflitos e à promoção da participação ativa de famílias e comunidades no processo educativo. Dessa forma, compreender como o tema é tratado em diferentes países pode gerar subsídios científicos para fortalecer políticas públicas e práticas escolares que assegurem ambientes mais inclusivos e acolhedores.
O questionário lançado neste mês é destinado a pesquisadores, gestores, professores e demais profissionais da educação que atuam no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. A participação é voluntária, anônima e leva em torno de 20 minutos para ser concluída.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade do Missouri – Campus de St. Louis (IRB nº 00000756), garantindo a conformidade com os mais altos padrões éticos. Instituições e profissionais interessados em contribuir podem acessar a pesquisa clicando aqui.
A representatividade internacional é considerada essencial para que os resultados reflitam os diferentes contextos educacionais e, ao mesmo tempo, orientem estratégias de melhoria escolar em escala global. No Brasil, a adesão de profissionais é estratégica para ampliar o protagonismo nacional nas discussões internacionais sobre a qualidade da educação.