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Pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas mapeia perfis de docentes que atuam em mais de uma escola no Brasil

A partir de dados do Censo Escolar de 2023, o estudo traçou um perfil dos professores brasileiros que trabalham em mais de uma unidade escolar

Jade Castilho

Publicado em:

06/02/2025 14:49:00

A atuação de docentes em mais de uma escola se tornou um fato de senso comum no Brasil, algo normalizado pelas redes de ensino e pelos próprios professores e professoras brasileiras. 

Pensando nessa realidade, a pesquisa Professores que trabalham em múltiplas escolas no Brasil: mapeando e compreendendo o fenômeno, realizada pela Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Universidade de Stanford e o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação), utilizou dados do Censo Escolar de 2023 para traçar um perfil dos professores brasileiros que trabalham em mais de uma unidade escolar. 

De acordo com os dados encontrados no estudo, o fenômeno é mais frequente entre docentes do sexo masculino, pertencentes às redes estaduais de ensino, que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 

Além disso, os docentes que vivenciam essa realidade possuem, em média, de 36 a 45 anos, atuam em escolas urbanas e lecionam componentes curriculares com menos aulas semanais, como Física, Química, Biologia e Sociologia.

A hipótese que o estudo levanta, com relação ao fator das disciplinas mencionadas, é a de que, por conta da menor quantidade de aulas semanais nas matrizes curriculares das redes de ensino, isso leva seus professores a assumir mais turmas para completar sua carga horária letiva, aumentando as chances de que eles tenham que atuar em mais de uma escola.

Dentre as etapas e segmentos da educação básica, a atuação docente em múltiplas escolas é mais frequente no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental, com 36,4% e 34,4% do total de professores trabalhando nessa condição, respectivamente.

A pesquisa apresenta a hipótese de que, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, os docentes são especialistas, lecionando um ou mais componentes curriculares, de acordo com sua formação, para diversas turmas de alunos.

Especialmente no caso do ensino médio, a oferta também ocorre no período noturno, o que aumenta as possibilidades de acúmulo de horas de trabalho e, consequentemente, da ocorrência do trabalho em múltiplas escolas. 

Em relação ao EJA, 42,6% dos docentes que lecionam nessa modalidade o fazem em mais de uma escola no Brasil. Isso ocorre, especialmente, pelo fato de as aulas serem, predominantemente, ofertadas no período noturno, tendo em vista a necessidade de atender os estudantes que trabalham durante o dia e que por algum motivo não tiveram acesso à continuidade de seus estudos na idade adequada. 

Sobre a pesquisa

O levantamento exclusivo também traz um panorama da relação entre a atuação docente em múltiplas escolas e esses outros aspectos, como tipo de rede, etapa de ensino, componente curricular, tipo de contrato de trabalho, localização das escolas e características dos professores, além de reunir dados específicos por estados e municípios. 

A pesquisa tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Península, Instituto Sonho Grande, Movimento Profissão Docente e Instituto Natura.

Para saber mais, acesse: 

Nota técnica Atuação docente em múltiplas escolas no Brasil

One page

Nota metodológica

Planilha com dados por estados e municípios

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