Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Pesquisadora da FCC integra comitê para formulação de propostas de aperfeiçoamento das avaliações de alfabetização do INEP e dos governos estaduais
www.fcc.org.br

Pesquisadora da FCC integra comitê para formulação de propostas de aperfeiçoamento das avaliações de alfabetização do INEP e dos governos estaduais

Adriana Bauer, do Departamento de Pesquisas Educacionais, foi relatora da equipe consultiva no Ministério da Educação e detalhou as recomendações desenvolvidas pelo grupo de especialistas

Jade Castilho

Publicado em:

08/08/2025 13:49:08

A fim de garantir a complementaridade das avaliações na educação básica, especialmente relacionada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CMCA), o Ministério da Educação (MEC) criou oComitê Consultivo de Especialistas para o Aperfeiçoamento das Avaliações da Educação Básica. O grupo de especialistas entregou o relatório final com recomendações e propostas para aperfeiçoar as avaliações da alfabetização no Brasil na segunda semana de julho de 2025. 

Adriana Bauer, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), integrou o grupo de pesquisadores e foi relatora do documento de apresentação dos resultados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo reportagem divulgada pela Assessoria de Comunicação do órgão, o comitê concluiu que divergências entre resultados de avaliações de alfabetização no Brasil, como do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são esperadas, já que os instrumentos utilizados possuem diversos formatos, contextos de aplicação, entre outros fatores. 

No entanto, para garantir a complementaridade, essas distinções não podem comprometer a função dessas políticas em avaliar, orientar novas políticas, identificar desigualdades educacionais e apoiar o trabalho pedagógico nas escolas. 

Por isso, as recomendações entregues ao MEC têm o objetivo de tornar as avaliações federal e estaduais complementares entre si, com orientações para a promoção de maior integração entre as avaliações estaduais e o Saeb. 

No rol das principais recomendações apontadas pela comissão, estão o aprimoramento da documentação sobre a equalização dos instrumentos para a mensuração da alfabetização, o compartilhamento regular de itens e de critérios para aplicação dos testes, entre outros.

De acordo com a assessoria do Inep, o próximo passo será a análise técnica das recomendações e sua incorporação gradual nas próximas edições do Saeb e na atuação do órgão. A iniciativa está alinhada às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e contribui para o fortalecimento de um sistema educacional mais justo, inclusivo e eficiente.

Confira o relatório completoelaborado pelo Comitê. 

Saiba mais

Comitê divulga relatório para aprimorar avaliações da educação básica

Relacionados