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Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de debate sobre políticas de valorização docente

Evento do Cenpec destaca importância de se considerar a formação e a valorização de professores no contexto político e eleitoral

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:14:54

Evento com professores, pesquisadores e representantes do terceiro setor  destaca a importância de se considerar a educação no contexto eleitoralNa próxima terça-feira (30/08), às 15 horas, a pesquisadora Gabriela Moriconi participa do evento#PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo do debate, que será gratuito e transmitido pelo YouTube, é promover reflexões sobre políticas públicas de formação e valorização de professores da educação básica e a importância de que essas políticas sejam priorizadas nos planos de governo dos diferentes candidatos. Gabriela é integrante do grupo de pesquisaPolíticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professoresna Fundação Carlos Chagas e participa da mesa de discussãoPolíticas públicas e valorização de professores(as) no Brasil. Além de Gabriela, estarão presentes na mesa Carlos Abicalil, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo, e Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec. O diálogo será mediado pelo jornalista Antônio Gois, autor de coluna sobre educação no jornal O Globo. As condições de trabalho são um importante componente da valorização docente no Brasil e foram tema do relatórioVolume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, publicado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o D3e – Dados para um debate democrático na educação. O documento apresenta análises comparativas do contexto de quatro países: Brasil, Estados Unidos, França e Japão. Os resultados indicam que, ao contrário do que ocorre nos demais países, o regime de contratação dos professores nas escolas brasileiras dificulta que os docentes se dediquem a uma única escola e se envolvam em responsabilidades fora da sala de aula e em atividades extracurriculares. Os dados apresentados no relatório podem contribuir para a proposta de ações e políticas públicas que promovam melhores condições de trabalho aos professores e, consequentemente, de aprendizagem aos estudantes. Saiba mais#PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022Com duas mesas temáticas e uma palestra especial, o evento aborda a carreira de professores da educação básica no Brasil sob a perspectiva de políticas públicas.Quando:30 de agosto, às 15 horasOnde:Canal do Cenpec no YouTubeMais informações:https://www.cenpec.org.br/noticias/cenpec-prioriza-a-professora

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