Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de 4a Conferência sobre Liberdade Acadêmica nas Américas
Durante o evento, Thais Gava integrou reunião do Grupo de Trabalho de Gênero, voltado à reflexão e monitoramento de violações da liberdade acadêmica que afetam de forma desproporcional mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+
Jade Castilho
04/11/2025 14:42:36
Em um mundo hiperconectado, de aprofundamento da polarização e em um cenário de desinformação, o papel das universidades como espaços de pesquisa e proteção da democracia é visto de forma vital. Com o objetivo de reforçar a importância da liberdade acadêmica no mundo, especialmente nas Américas, a Coalizão pela Liberdade Acadêmica nas Américas (CLAA) promoveu a4ª Conferência sobre Liberdade Acadêmica nas Américas.
O evento, realizado no dia 21 de outubro de 2025, na Universidade de Monterrey, no México, contou com a participação deThais Gava, doDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC).
Durante a conferência, a pesquisadora participou do encontro do Grupo de Trabalho de Gênero, criado em março de 2025 e dedicado a refletir, monitorar e abordar as violações da liberdade acadêmica que afetam desproporcionalmente mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em universidades e instituições de ensino e pesquisa em todo o continente.
Para a CLAA, o compromisso do GT é defender o direito de pesquisar, ensinar e debater sobre gênero, sexualidade e direitos humanos, além de proteger aqueles que, por sua identidade ou condição, estão particularmente expostos a violações no exercício de seu trabalho acadêmico.
"A educação, de um modo geral, ocupa um papel importante na atualidade, pois sua relevância está em refletir sobre práticas que não reforcem a discriminação e a exclusão, e que busquem, ao mesmo tempo, o conhecimento para um pensamento crítico", afirma Thais.
A Fundação Carlos Chagas tem uma trajetória consolidada na defesa da liberdade acadêmica e do fortalecimento dos sistemas públicos de educação. Esta tradição se manifesta por meio de suas pesquisas, parcerias e atuação direta em questões que articulam educação, gênero, raça e deficiência no contexto brasileiro.
IV Conferencia de la Coalición por la Libertad Académica en las Américas
Grupo de Trabalho Gênero
Quando: 21 de outubro de 2025
Onde:Universidade de Monterrey, México