Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam do 19° Encontro Nacional de Estudos do Trabalho
Durante o evento, Adriana Tolentino de Sousa e Liliane Bordignon de Souza apresentaram suas pesquisas e Maria Rosa Lombardi fez o lançamento de livro que revisita artigos e ensaios publicados em sua carreira
Jade Castilho
06/08/2025 13:20:27
Trabalho e direitos no Século 21 foram temas do19° Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET). Com o debate voltado ao cenário atual de destruição e vias de reconstrução dos direitos do trabalho, o evento reuniu pesquisadores, especialistas, estudantes e interessados nos temas entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2025, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Adriana Tolentino SousaeLiliane Bordignon de Souza, pesquisadoras doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), participaram do evento com a apresentação de suas pesquisas na área de trabalho e educação.
Adriana Tolentino Sousa apresentou o trabalho intituladoMulheres negras no pólo mais desenvolvido da formação e do trabalho no Brasil. A partir do questionamento de quantas mulheres negras atuam em áreas do direito, da medicina e das engenharias do Brasil, a pesquisa tem como objetivo demonstrar que há uma atuação de mulheres negras em áreas do mercado de trabalho brasileiro que é totalmente invisibilizada, tanto pela estatística, quanto pelos trabalhos acadêmicos.
Liliane Bordignon coordenou oGT08 - Trabalho e Educação, ao lado de Daisy Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Luiz Paulo Oliveira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRBA), que contou com a apresentação de 39 comunicações de pesquisadores e estudantes de pós-graduação de todo o Brasil.
A pesquisadora integrou duas mesas redondas:Juventudes e trabalho no contexto brasileiro: os cenários da escolarização e da inserção no mercado de trabalhoeO quebra-cabeças das novas configurações do trabalho no setor de cuidados no Brasil no Século XXI, que contaram com a participação das pesquisadoras Aparecida Neri de Souza (Unicamp), Márcia de Paula Leite (Unicamp e UNAM), Mariana Shinohara Roncato (UFPB) e Patrícia Rocha Lemos (USP). Além disso, apresentou sua pesquisa abordando as representações sociais de cuidadoras de idosos sobre o trabalho em domicílio no Estado de São Paulo.
Maria Rosa Lombardi, pesquisadora consultora da Fundação Carlos Chagas, fez o lançamento do livroGênero e os trabalhos das mulheres: Percursos de uma trajetória de pesquisa, produzido pela FCC, organizado por ela, Lúcia Villas Bôas, do DPE/FCC, e Maria Lúcia Vannuchi (UFU). A coletânea estádisponível para download gratuitono site da instituição.
Maria Rosa também integrou a mesa redondaGênero interroga o trabalho: desafios e contribuições das perspectivas feministas na construção do campo.
Em 2025, o 19° ENABET buscou fomentar a discussão sobre as múltiplas e diversas realidades dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como suas organizações coletivas, com o intuito de estimular os debates sobre os diagnósticos do cenário atual do trabalho no Brasil, a partir da caracterização e dimensionamento da destruição de direitos trabalhistas ao longo dos anos e alternativas para os dias atuais.
Saiba mais
XIX Encontro Nacional da ABET
Quando:29 de julho a 02 de agosto de 2025
Onde:Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Mais informações:https://www.even3.com.br/xix-encontro-nacional-da-abet/