Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam de Conferência Internacional sobre Representações Sociais
Evento realizado em Brest, na França, é dedicado à divulgação e ao desenvolvimento da Teoria das Representações Sociais
Jade Castilho
16/07/2025 15:17:39
Em sua 17ª edição, aConferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS)debateu o temaO futuro nas representações: apreendendo o nosso mundo. Realizado em Brest, na França, entre os dias 07 e 12 de julho de 2025, o evento foi organizado pelo Laboratório de Psicologia: Cognição, Comportamento, Comunicação (LP3C) da Universidade da Bretanha Ocidental, com o apoio da Rede Mundial Serge Moscovici (REMOSCO) e o apoio financeiro do Bulletin de Psychologie.
Adelina NovaeseLiliane Bordignon de Souza, pesquisadoras doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, participaram do evento com apresentações de trabalhos.
Dividida em seis eixos temáticos, a conferência reuniu pesquisadores de diversos países para o diálogo sobre novas tecnologias e mundos digitais, desafios éticos e metodológicos, mudanças, transições e questões locais e globais, novas formas de vida cotidiana, arte e criatividade.
Adelina tratou das especificidades da Teoria das Representações Sociais na América Latina, uma vez que refletiu sobre as contribuições daRed Latinoamérica en movimiento: miradas psicosocialese sobre os quase vinte anos de produções doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed).
Liliane abordou as representações sociais de jovens sobre trabalho e profissão, em coautoria comLúcia Villas Bôas, do DPE/FCC, e Martha Pereira, bolsista do Departamento de Pesquisas Educacionais. Liliane também integrou outra mesa e apresentou um trabalho sobre as representações sociais de cuidadoras de idosos sobre trabalho doméstico.
Além da apresentação de trabalhos, as pesquisadoras participaram de reuniões técnicas e definiram, com colegas de universidades estrangeiras, as missões de trabalho que farão ao México, bem como as ações coletivas do Projeto de Cooperação Internacional "Latinoamérica em movimento: estabilidade e mudança no pensamento social", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Desde 1992, a CIRS, evento científico global dedicado à divulgação e promoção do desenvolvimento da Teoria das Representações Sociais, segue um ritmo bienal, alternando entre países europeus e não europeus, tendo sido recebida pela Fundação Carlos Chagas, que organizou sua 12ª edição, em 2014
Saiba mais
Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS)
O futuro nas representações: apreendendo o nosso mundo
Quando:07 a 12 de julho de 2025
Onde: Faculdade de Letras e Ciências Humanas, UBO, Brest, França