Pesquisadores da FCC atuam na formação sobre uso de evidências em políticas educacionais
Encontro da Prefeitura de São Paulo contou com a participação de Gabriela Moriconi e Rodnei Pereira.
Jade Castilho
24/03/2025 12:06:41
A formação continuada de professores foi tema de um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) daPrefeitura de São Paulocom participação da Fundação Carlos Chagas.
O evento faz parte de um conjunto de iniciativas da administração pública da cidade para incentivar o uso de evidências científicas na tomada de decisões e na formulação de políticas educacionais. Gabriela Moriconi e Rodnei Pereira, pesquisadores da FCC e responsáveis pelo documento sínteseUm debate em construção: em busca de evidências para a melhoria da formação continuada de professores, integraram o encontro com equipes da rede pública municipal de ensino para o debate sobre o tema.
O documento apresenta recomendações baseadas em estudos nacionais e internacionais sobre boas práticas na capacitação docente. Entre elas estão o planejamento da formação a partir das necessidades individuais dos professores, considerando as demandas de aprendizagem dos estudantes; a oferta de condições adequadas para a formação, incluindo tempo reservado na jornada de trabalho docente; a qualificação e o acompanhamento dos formadores, entre outras.
O projeto de formação teve como parceira a organização Dados para um Debate Democrático em Educação (D³e) e inclui o debate de temas como relação escola-família, tecnologias para aprendizagens, permanência e equidade evolume de trabalho docente.
Para saber mais, acesse: