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“Por que tantos professores são tão sobrecarregados?”

O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, realizado pela FCC, D³e e Itaú Social foi pauta da coluna Opinião no Valor Econômico.

Lara Mello Pereira

Publicado em:

05/02/2025 13:32:50

O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, realizado pela Fundação Carlos Chagas, Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e Itaú Social foi pauta da coluna Opinião no Valor Econômico.

Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e Antonio Bresolin, diretor executivo do D³e - Dados para um Debate Democrático na Educação, foram os autores da publicação e, que questionaram as propostas de inovação para a escola sem que se observe as condições de trabalho dos professores.

Eles citam o estudo, feito em parceria, que buscou compreender o funcionamento de algumas redes públicas no Brasil não apenas para apontar os principais entraves, mas também buscando por possíveis soluções a partir de práticas já existentes. 

Um dos pontos mostrados no relatório que evidencia esse excesso, é de que as redes de ensino com os números mais alarmantes de alunos por professor seguem um padrão de jornada de trabalho superior a 40 horas semanais para os docentes. 

Confira a reportagem no Valor Econômico.

Leia o relatório completo sobre o volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental.

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