Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Cerimônia do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques celebra experiências formativas de professores de licenciatura
www.fcc.org.br

Cerimônia do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques celebra experiências formativas de professores de licenciatura

Evento ocorre de maneira virtual e premia iniciativas de formação inicial docente com temas ligados a gamificação, combate ao racismo e memória histórica

Luanne Caires

Publicado em:

10/02/2025 19:27:34

O papel da educação na construção da cidadania, no combate a preconceitos, na preservação do patrimônio cultural e no desenvolvimento da análise crítica e da colaboração entre pares precisa estar presente em todas as etapas do processo educativo, inclusive na formação de novos professores. 

A 13ª edição doPrêmio Professor Rubens Murillo Marquesreconhece essa necessidade e apresenta três experiências formativas que trabalham esses elementos em cursos de licenciatura do Brasil. A cerimônia ocorrerá no dia 24 de novembro (sexta-feira), às 10 horas, com transmissão ao vivo pelocanal da Fundação Carlos Chagasno YouTube. 

As representações e significados construídos a partir de uma produção cinematográfica estão no centro da experiência Semiótica e consciência negra: propostas de ensino e desdobramentos, desenvolvida pela professora Eva Francisco no curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol do Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré. 

Em suas aulas, Eva utilizou o filme Felicidade Por Um Fio (2018) para discutir conceitos teóricos e práticos da semiótica e sua relação com o combate ao racismo, desenvolvendo com os futuros professores a habilidade de interpretar diferentes linguagens e as possibilidades de se trabalhar a temática étnico-racial. 

A preservação da memória local e o uso de espaços não formais de ensino são abordados na experiência História e memória: O Museu Integrado de Roraima (MIRR) como espaço de ensino e aprendizagem. As atividades foram realizadas no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima (UERR), sob coordenação da professora Giseli Deprá. 

O trabalho com acervos bibliográficos, etnográficos e arqueológicos é uma forma de fortalecer o entendimento e as práticas pedagógicas com “diferentes formas de criar, manifestar, expandir e influenciar no contexto social e escolar”, como aponta Giseli.

Na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Caetité, a professora Keila Mendes coordenou a experiência Gamificação da aprendizagem e a formação do professor de língua inglesa, no curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. A iniciativa foi um estímulo a uma postura ativa e crítica dos futuros professores em formação.

Ao situar o inglês como uma língua franca e dar destaque a países que não a possuem como primeira língua, os jogos desenvolvidos pelos licenciandos mobilizam a decolonialidade do ensino e a diversidade linguístico-cultural. 

Detalhes das três iniciativas serão apresentados na cerimônia de premiação, que contará com a participação de intérpretes de Libras e com o lançamento dos relatos sobre as experiências na sérieTextos FCC

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar experiências desenvolvidas por docentes de cursos de licenciatura na formação de novos professores da educação básica. Cada um dos premiados receberá o valor de R$ 30 mil, diploma e um troféu que replica a escultura da artista plástica Vera Lucia Richter abrigada no jardim interno da Fundação Carlos Chagas. 

Saiba mais 

Cerimônia de Premiação da 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 

Quando: 24 de novembro, às 10 horas 

Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube

Relacionados