Prêmio Capes de Tese 2025: conheça teses reconhecidas em Ensino e Educação
Nas duas áreas, as pesquisas abordam temas como rankings acadêmicos, alfabetização de crianças a partir da performance, dissidências de gênero e sexualidade e a ocupação das escolas em 2016
Jade Castilho
02/09/2025 12:34:11
O resultado final das teses selecionadas na20ª edição do Prêmio Capes de Tese 2025foi divulgado pelaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)e o Ministério da Educação (MEC).
A premiação é considerada o Oscar da Ciência Brasileira e reconhece trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil no ano anterior ao da cerimônia. O documento reúne a lista definitiva das 49 teses vencedoras, uma por área do conhecimento, das mais de 1,5 mil inscritas.
A avaliação considera a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação, organização do texto e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese. A solenidade de entrega da premiação ocorre em dezembro.
A Fundação Carlos Chagas é parceira da iniciativa e concederá R$25 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e de Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$10 mil.
A melhor tese em Educação aborda a incorporação de rankings acadêmicos no Brasil e nos Estados Unidos. A pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) fez um estudo de caso comparado sobre a difusão de rankings acadêmicos,seus usos e efeitos na administração de universidades públicas, como a USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), University of California, Los Angeles, e University of California, Berkeley.
Na área de Ensino, a melhor tese do ano tem como tema os processos de escolarização a partir das possibilidades difrativas das performances das crianças em início de alfabetização, no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da Rede Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A análise, feita durante a pandemia de covid-19, observou as relações estabelecidas entre pesquisadores, crianças, professores, Educação Matemática e escola.
O Prêmio Capes de Tese contempla também duas menções honrosas em cada área de conhecimento. Na Educação, as teses abordaram a ocupação das escolas em 2016 e as dissidências de gênero e sexualidade nas infâncias.
Já na área de Ensino, os temas foram um estudo de recepção de filmes de ficção científica no ensino de química e as discussões voltadas à formação de professores antirracistas, por meio do entendimento do campo da educação enquanto um espaço propício para práticas de descolonização e ressignificação dos saberes construídos no campo acadêmico.
Saiba mais
Prêmio Capes de Tese 2025
Acesse o site para mais informações