Um terço dos professores de ensino médio atua em mais de uma escola
Pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Universidade de Stanford e o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação) utiliza dados e informações do Censo Escolar 2023.
Jade Castilho
03/12/2024 13:35:12
A necessidade de professores trabalharem em mais de uma escola e o perfil dos profissionais nesta situação são destaques em reportagem da Folha de São Paulo que aborda pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Universidade de Stanford e o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação) a partir de dados e informações do Censo Escolar 2023.
De acordo com o estudo, coordenado pela pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, Gabriela Moriconi, em algumas disciplinas, como física, química e biologia, cerca de 40% dos professores encaram jornadas em mais de uma unidade escolar.
A maior proporção de docentes que precisam atuar em mais de uma escola se dá no ensino médio (36,4%).
Com relação aos dados por estado, no Pará, Rio de Janeiro, Piauí e Mato Grosso mais da metade dos professores precisam trabalhar em mais de uma escola.
A pesquisa tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Península, Instituto Sonho Grande, Movimento Profissão Docente e Instituto Natura.
Confira areportagem completa na Folha de S.Paulo.
Saiba mais em: