Projeto sobre avaliação da educação infantil é tema de livro com participação da Fundação Carlos Chagas
E-book traz detalhes de pesquisa e encontros formativos realizados com equipes gestoras das escolas da rede municipal de Louveira
Jade Castilho
05/02/2025 14:39:13
O processo de avaliação educacional está presente no cotidiano da comunidade escolar e sua implementação pode ser desafiadora. Com o objetivo de elaborar e implementar estratégias de avaliação nesse segmento de ensino foi criado o projetoAvaliação da Educação Infantil: implementação de uma sistemática de avaliação em um município paulista.
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa realizada em Louveira reúne educadores e gestoras escolares da cidade no interior paulista.
Parte do estudo foi publicada no e-bookAvaliação da Educação Infantil - Exploração de bancos de dados oficiais e construção de indicadores, coordenado pela Dra. Sandra Zakia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com a participação das pesquisadoras associadasCláudia Oliveira PimentaeFabiana Fernandes, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, bem como dos pesquisadores Bruno Tovar Falciano, do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP/Unirio) e André Augusto Couto, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Para Cláudia Pimenta e Fabiana Fernandes, o livro releva o papel da avaliação para a consecução das políticas públicas e para a gestão da educação infantil, consubstanciando-se em referenciais de qualidade concernentes a esta etapa educacional.
Além disso, "a obra defende a importância de se considerar as especificidades da educação infantil na formulação e aplicação da avaliação, bem como no uso de seus resultados, além de propor a utilização de dados públicos, presentes em bases de dados consolidadas, como uma etapa importante na construção de iniciativas de avaliação que venham a subsidiar a oferta qualificada da educação", completa Fabiana.
Para Cláudia, "o coração da obra é a apresentação de indicadores construídos a partir de informações constantes no Censo Escolar, disponíveis para todos os municípios brasileiros, o que permite aos gestores e demais profissionais da educação identificar pontos de atenção em que a política pública precisa incidir e definir prioridades".
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