Prova Nacional Docente é tema de entrevista com pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
De acordo com Gabriela Moriconi, a prova pode oferecer melhor qualidade técnica para seleção de docentes no Brasil
Jade Castilho
19/05/2025 18:28:29
Com o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e melhorar a qualidade da avaliação que é feita para o ingresso dos professores nas redes de ensino, o Ministério da Educação (MEC), por meio da atuação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desenvolveu a Prova Nacional Docente (PND).
Ementrevista ao portal da Nova Escola,Gabriela Moriconi, pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, abordou detalhes do processo de avaliação e dos benefícios na seleção de novos docentes para a educação básica brasileira.
De acordo com Moriconi, que acompanhou o início da formulação da PND no período em que atuou no Inep, a prova pode oferecer melhor qualidade técnica do que outros concursos realizados atualmente, além de facilitar o processo de avaliação e seleção para prefeituras e secretarias estaduais.
“As redes vão poder usar a PND como etapa única de um processo seletivo ou para complementar uma das etapas do seu concurso de provas e títulos”, explica.
Acesse a matéria completa nosite da Nova Escola.
Para saber mais
Prova Nacional Docente e o ingresso de professores nas redes públicas de ensino