Raça nas tessituras: seminário internacional aborda contribuições da população negra nas áreas de educação, trabalho e economia
Encontro promovido pela Fundação Carlos Chagas faz parte de escopo de projeto de pesquisa e reuniu pesquisadores, representantes de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais
Jade Castilho
21/10/2025 20:05:10
Trazer a raça para o centro das análises foi o objetivo central doSeminário Internacional Raça nas Tessituras da Educação, do Trabalho e da Economia, evento realizado pela Fundação Carlos Chagas, Geledés - Instituto da Mulher Negra e Fundação Tide Setúbal, em São Paulo, entre os dias 7 e 8 de outubro de 2025.
O encontro discutiu como a população negra vem incidindo nos campos da educação, do trabalho e da economia no Brasil e de que forma esses conhecimentos podem subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da equidade.
O evento fechado reuniu cerca de 40 convidados, entre pesquisadores, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, na sede da FCC, em São Paulo. A atividade faz parte do escopo da pesquisaRaça nas tessituras do trabalho e da educação, projeto coordenado pela pesquisadoraAdriana Sousa, doDepartamento de Pesquisas Educacionais da instituição, com apoio da mestranda, Amanda Vitória Vieira.
O estudo, ao combinar metodologias qualitativas e quantitativas, pretende abranger o período de 2012 a 2024 para examinar como o protagonismo da população negra tem produzido deslocamentos e tensionamentos nas formas de organização e nas estruturas que regulam o acesso à educação, ao trabalho e à geração de renda, evidenciando as disputas e contradições que atravessam esses campos diante da persistência do racismo - com foco em, busca oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas.
A pesquisa tem parceria com Geledés – Instituto da Mulher Negra e a Fundação Tide Setúbal.
Com quatro mesas de debates, o evento contou também com a participação daProfa. Dra. Christen Smith, docente associada de Antropologia e Estudos Negros da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, na mesaDeslocando Raça para o centro do debate. A atividade compôs a agenda de atividades acadêmicas e reuniões técnicasda docente como visitante convidada das instituições promotoras do evento. Adriana finalizou a programação abordando o tema “Desafios e Oportunidades para Avançar nas Pesquisas e Produções de Evidências sobre Raça".
Após as mesas de debate, foram realizados grupos de trabalho com os convidados para discussão e elaboração de um documento de sistematização, com pontos de destaque para agendas de pesquisa em raça, abordando as intersecções críticas entre Educação, Trabalho e Economia.
O documento elaborado de forma conjunta propõe a reconstrução de epistemologias, o combate ao racismo e a valorização do pensamento afro-diaspórico, na busca de valorizar abordagens culturais e estruturais para construir uma sociedade mais equitativa.
“Este seminário é parte da construção coletiva de uma pesquisa que se propõe ao grande desafio de provocar avanços metodológicos capazes de capturar a diversidade da experiência negra no país e, assim, pautados nesses conhecimentos, construir caminhos de incidência em políticas públicas”, destaca Adriana Sousa.
Acesse o menuVer Maise confira mais detalhes sobre os dois dias de evento: