Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Recomposição de aprendizagens e formação continuada de professores são temas de reuniões técnicas na Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Recomposição de aprendizagens e formação continuada de professores são temas de reuniões técnicas na Fundação Carlos Chagas

Encontros reúnem representantes de instituições federais e especialistas em educação para apresentação e diálogo sobre pesquisas feitas em parceria com a Unesco

Jade Castilho

Publicado em:

13/03/2025 13:16:03

Entre os dias 13 e 14 de março de 2025, a Fundação Carlos Chagas sedia reuniões técnicas para o debate sobre recomposição de aprendizagens e formação continuada de professores. Os encontros têm como objetivo a apreciação por especialistas de  pesquisas realizadas pela FCC sob demanda daUnesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

Além de integrantes da Unesco, participarão das atividades representantes do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), da Fundação Itáu Social, do Instituto Iungo, do Movimento Profissão Docente, dentre outros especialistas de universidades, de instituições e organizações não governamentais.

Na quinta-feira, 13, serão apresentados e discutidos os resultados obtidos no estudo intituladoRecomposição de aprendizagens: mapeamento de estratégias desenvolvidas por redes de ensino brasileiras, coordenado pela pesquisadoraPatrícia Albieri de Almeida, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda FCC. 

Com o objetivo de localizar e analisar estratégias de recomposição de aprendizagens adotadas por redes públicas municipais de ensino, a pesquisa foi realizada em cinco etapas. Buscou-se conhecer as formas de acolhimento, priorização curricular, adaptação das práticas pedagógicas, práticas de formação continuada para professores e gestores escolares, bem como estratégias de monitoramento e avaliação de estudantes no processo de recomposição de aprendizagens, especialmente após a pandemia de covid-19. 

Na sexta-feira, 14, os especialistas analisam e debatem os resultados da pesquisaFormação continuada de professores: mapeamento de temas e práticas formativas nos estados da federação. O estudo, também coordenado pela pesquisadora, teve como objetivo levantar e analisar temas e práticas de formação continuada de professores priorizadas pelos estados da federação. 

A pesquisa, realizada em 23 estados, procurou coletar e analisar dados referentes à estrutura da formação continuada, às temáticas mais ofertadas pelas secretarias estaduais de educação, as práticas formativas mais utilizadas e a avaliação do processo formativo oferecido aos docentes do país.

Contribuíram também com a realização dos estudos os pesquisadores:Claúdia Davis,Gisela Lobo Tartuce,Liliane Bordignon de Souza, Cristovam Alves, Darian Soheil R. Rabbani,Rodnei Pereira, Walkiria de Oliveira Rigolon, Maria José Masé Bettini dos Santos e Talita Dias Miranda e Silva.

Relacionados