Relatório sobre desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil, com participação da Fundação Carlos Chagas, é tema no Jornal Hoje
Pesquisa analisa influência de fatores como carga horária, duração de aulas e tempo para atividades extraclasse sobre o volume de trabalho docente
Luanne Caires
03/02/2025 18:21:09
O volume de trabalho docente no Brasil varia muito entre redes de ensino: nas redes estaduais, as médias vão de 181 a 439 estudantes por professor; nas municipais, a variação é de 11 a 525 alunos em média.
Para investigar essa desigualdade, a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação e o Itaú Social apresentaram o relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras.
A pesquisa reúne fatores que contribuem para que professores do 6º ao 9º ano tenham um volume de trabalho maior ou menor.
Os resultados e as recomendações do relatório foram tema de reportagem do Jornal Hoje que aborda o excesso de volume de trabalho docente e suas consequências para a qualidade da educação.
Acesse o relatório de política educacional.
Assista à reportagem completa.