Reportagem destaca estudo sobre degradação do ambiente escolar em São Paulo publicado pela FCC
Em reportagem da Agência Mural, artigo publicado em Cadernos de Pesquisa subsidia debate sobre escolas de lata no bairro do Grajaú
Jade Castilho
20/10/2025 18:46:18
Calor e barulho intensos são características relatadas por estudantes das chamadas escolas de lata em São Paulo, segundo reportagem da Agência Mural. A matéria destaca estudo publicado pela Fundação Carlos Chagas, que revelou que as escolas estaduais apresentam níveis de degradação física até 27 vezes maiores do que as particulares.
Elementos como pichações, janelas quebradas, móveis danificados e banheiros em más condições são fatores presentes nas unidades escolares, de acordo com a pesquisa.
A partir do relato de estudantes das escolas de lata do bairro do Grajaú, extremo sul da capital paulista, a matéria reforça como a precariedade estrutural dos ambientes escolares, assim como apontado pela pesquisa, afeta o rendimento estudantil e transmite uma mensagem de descaso e abandono, o que pode fortalecer comportamentos de risco e desmotivação entre os estudantes.
O estudo completo está disponível nosite da revista Cadernos de Pesquisa.
Confira mais detalhes namatéria completa.