Reportagem relaciona falta de professores e atuação docente em múltiplas escolas no Brasil
Matéria publicada no jornal O Globo evidencia, especialmente, os casos mais graves em estados nas regiões Norte e Nordeste
Jade Castilho
05/12/2024 13:13:33
A falta de professores é um problema presente no cotidiano de muitas escolas brasileiras. Em reportagem, o jornal O Globo evidencia, especialmente, os casos mais graves em estados nas regiões Norte e Nordeste.
A matéria apresenta estratégias estudadas pelo Ministério da Educação para valorizar a carreira de professor e incentivar a ocupação de vagas em regiões onde essa mão de obra esteja em falta, ou ainda onde professores tenham jornada dupla.
A atuação de docentes em duas ou mais escolas é um fenômeno analisado em nova pesquisarealizada pela Fundação Carlos Chagas, em parceria com o Centro Lemann da Universidade de Stanford e o D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação).
De acordo com o estudo coordenado porGabriela Moriconi, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda FCC, as redes estaduais do Pará e do Rio têm mais da metade dos professores se dividindo entre escolas.
No conjunto das redes municipais, Mato Grosso e Rio de Janeiro têm cerca de um terço dos docentes nessa condição. Esse cenário aumenta as chances de os professores se ausentarem por conta de problemas de saúde, prejudica a administração do tempo por causa dos deslocamentos e dificulta a sua participação em atividades de desenvolvimento profissional, preparação de aulas e apoio aos estudantes.
A pesquisa tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Península, Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Movimento Profissão Docente.
Veja a matéria completa no site deO Globo.
Para saber mais, acesse: