Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Pesquisadora da FCC participa de seminário sobre formações transversais
www.fcc.org.br

Pesquisadora da FCC participa de seminário sobre formações transversais

Adriana Tolentino Sousa integrará mesa redonda sobre justiça epistêmica e diálogos Intermundos e Intercientíficos

Jade Castilho

Publicado em:

03/10/2024 14:58:04

Entre os dias 07 e 10 de outubro de 2024, o Programa de Formação Transversal da  Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promoverá o eventoFormações Transversais na UFMG: uma universidade aberta a relações coletivas, diálogos intermundos e justiça epistêmica

O encontro presencial celebra os dez anos de Formações Transversais (FT) na universidade, pioneira no trabalho de formação nessa perspectiva no Brasil. A Formação Transversal surgiu na instituição com o objetivo de flexibilizar a estrutura de escolhas dos estudantes e incluir, como parte integrante de seus estudos na graduação. 

Com ela, é disponibilizado para os estudantes um elenco de atividades acadêmicas que abordem temáticas de interesse geral para formação do espírito crítico e de uma visão aprofundada em relação a grandes questões do país e da humanidade.

A partir dessa perspectiva, a FT se baseia no conceito da transversalidade, ou seja, como uma união entre os conhecimentos teoricamente sistematizados com a vida real. 

Adriana Tolentino Sousa, membra doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), participará da mesa redonda Diálogos Transversais: Justiça Epistêmica, Diálogos Intermundos e Intercientíficos. 

“Este é um tema que me interessa muito e que abarca as reflexões que venho desenvolvendo desde o doutorado”, comenta Adriana. O encontro acontecerá no dia 8 de outubro, das 10h às 12h, juntamente com Fernanda Kaingang, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas e líder indígena da etnia caingangue, e Gabi Lamounier, ativista e psicólogo, coordenador do Centro de Convivência LGBTQIAPN+ aKasulo. 

Já no dia 09 de outubro, a Adriana falará com estudantes de pós graduação sobre o tema O cortar das águas no fazer científico: perspectivas metodológicas de mulheres negras. Por fim, no dia 10 de outubro, a pesquisadora foi convidada pelo idealizador do projeto Pretas na Pós para um encontro conversará com estudantes negros e negras que desejam ingressar na pós-graduação. 

Acesse a programação completado evento e se inscreva. 

Saiba mais

Formações Transversais na UFMG: uma universidade aberta a relações coletivas, diálogos intermundos e justiça epistêmica

Quando: 07 a 10 de outubro de 2024

Onde: Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG

Relacionados