Fazendo Gênero: pesquisadora da FCC apresenta estudo sobre o trabalho de cuidados
Jade Castilho
27/08/2024 17:31:10
Evento reuniu mais de seis mil pesquisadoras e atividades na participação de mesas redondas, oficinas, rodas de conversa e apresentações
Por Jade Castilho
Entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2024, Liliane Bordignon, pesquisadora membra do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, esteve presente no13º Seminário Internacional Fazendo Gênero, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento reuniu mais de seis mil pesquisadoras e ativistas na realização de mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, minicursos, entre outras atividades.
Liliane apresentou resultados parciais da sua pesquisa sobre a formação profissional para o trabalho de cuidados, financiada peloConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), no simpósio temático A importância do trabalho dos cuidados, sua interseção com desigualdades (gênero, raça/cor, social), crise ambiental, bem-estar social e crescimento econômico.
"O seminário é uma importante iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, que promove atividades e publicações no campo dos estudos de gênero e feminismos, articulando redes nacionais e internacionais de pesquisadoras", comenta.
Albertina Costa, pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas e referência nos estudos de gênero, também esteve presente no evento.
Em 2024, o Seminário Internacional Fazendo Gênero completa 30 anos de encontros e trocas acadêmicas, ativistas, artísticas e afetivas. Neste ano, o evento foi intitulado Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática.
Para mais informações, acesse o site do evento.