Seminário marca início de pesquisa sobre Clima e Convivência escolar em 80 escolas públicas paulistas
Evento inaugura a pesquisa junto à escolas estaduais de São Paulo que ao longo de cinco anos vai investir no diagnóstico e acompanhamento de ações para aprimorar o clima e a convivência escolar em São Paulo
Brenda Teixeira
01/10/2025 19:26:55
O Centro Colaborador em Desenvolvimento da Educação Básica (CCDEB) realiza hoje um seminário presencial que marca o início de uma pesquisa de cinco anos sobre clima e convivência escolar em escolas públicas de São Paulo. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e envolve 80 instituições selecionadas com base em critérios definidos pela equipe de pesquisa e pela pasta.
Do total de participantes, 40 escolas mais próximas à capital se reúnem no período da manhã, enquanto outras 40, de regiões mais distantes, participam no período da tarde. Cada instituição é representada por integrantes de sua equipe gestora. A iniciativa está voltada ao fortalecimento do clima e da convivência escolar.
As atividades são conduzidas pelos coordenadores do CCDEB: Marilene Proença Rebello de Souza (Instituto de Psicologia da USP), Alonso Bezerra de Carvalho (Unesp – campus Marília) e Adriano Moro, membro do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. A programação inclui dois momentos principais: uma sensibilização sobre a importância do clima escolar, destacando seus impactos no ambiente de aprendizagem e no desempenho acadêmico, e uma oficina de treinamento para a coleta de dados on-line que dará início ao diagnóstico das escolas. “Este será um momento muito especial e de fundamental importância, pois estaremos viabilizando, junto às 80 escolas do Estado de São Paulo, a coleta de percepções dos diferentes atores escolares sobre o clima de suas próprias unidades educacionais”, comenta Adriano.O pesquisador ainda complementa que esse diagnóstico permitirá orientar diversas frentes de atuação ao longo do período da pesquisa, possibilitando que cada escola invista na melhoria de seu ambiente. Com isso, o objetivo é promover o bem-estar de todas as pessoas que convivem nesse espaço.
Este levantamento inicial servirá de base para as ações do projeto ao longo do quinquênio. Em 2029, um novo diagnóstico será realizado para avaliar as transformações conquistadas no período.
Mais informações sobre a equipe de pesquisadores podem ser consultadas no site do CCDEB.
Saiba mais
Seminário de sensibilização para o diagnóstico do Clima Escolar
Data: 2 de outubro de 2025
Local: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo