Planejamento de sistema educacional é tema de seminário com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
Com pesquisadores da América Latina, da África e da Europa, evento promove diálogo sobre experiências de planejamento de longo prazo na educação em diferentes contextos
Luanne Caires
11/02/2025 12:18:04
Na última sexta-feira, 08 de dezembro, a pesquisadora Adriana Bauer, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, participou do webinário Planejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos com o Brasil.
O evento foi organizado pelo Todos Pela Educação e o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação, com o propósito de contribuir para o debate sobre o Plano Nacional de Educação 2024-2034. Bauer abordou o histórico dos planos decenais de educação e a importância de se definir metas factíveis e quantificáveis, de modo a permitir o monitoramento de sua execução.
A definição dessas metas, segundo a pesquisadora, passa por um bom diagnóstico. “Para qualquer planejamento governamental, seja ele de cinco anos, de dez anos, bianual, a gente tem que conseguir identificar e caracterizar, de uma forma muito adequada, o problema que a gente quer priorizar para aquele período. Se não, a gente não consegue ter sucesso nas demais etapas”, afirmou Bauer durante sua exposição.
Painéis e sistemas de indicadores são ferramentas de apoio à avaliação diagnóstica citada pela pesquisadora, que apresentou diferentes modelos para monitoramento de impactos e contextos da educação, destacando seus pontos positivos e suas limitações.
Uma das propostas apresentadas é o Sistema de Indicadores Municipais da Educação Básica (SIEB), com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta foi desenvolvida durante o pós-doutorado do pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira na FCC, sob supervisão de Adriana Bauer, e reúne diferentes dimensões da situação educacional das redes municipais (recursos, processos e resultados), com informações sobre suficiência, eficiência, eficácia e equidade, e possibilidade de comparações entre redes e da situação de uma mesma rede ao longo do tempo.
Além de Bauer, participaram do evento outros cinco pesquisadores da Argentina, Uruguai, México, Moçambique e Portugal, que compartilharam informações sobre planejamento, monitoramento e avaliação dos sistemas educacionais em seus respectivos países. O debate foi mediado por Luiz Souza, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialista em planejamento educacional.
O evento foi gravado e está disponível no canal do Todos Pela Educação no YouTube.
Saiba mais
Emliveorganizada pela Diretoria de Ensino Região Leste 4, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira apresenta o Sistema de Indicadores da Educação Básica e suas funcionalidades para diagnóstico, monitoramento e avaliação das redes de ensino municipais.