Coluna destaca medidas para valorização de professores no Brasil
Na Veja, estudo da FCC sobre volume de trabalho docente é citada ao apresentar dados que mostram a desvalorização de professores no Brasil.
Lara Mello Pereira
10/02/2025 19:33:31
O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, realizado pela Fundação Carlos Chagas, pelo D³e - Dados para um Debate Democrático na Educação e pelo Itaú Social, mostra que quase 40% dos professores de língua estrangeira dos anos finais do ensino fundamental têm mais de 300 alunos no ano letivo.
O número é aproximadamente 50% maior do que em países como França, Japão e Estados Unidos. Em coluna na Veja, Davi Lago, professor, coordenador de pesquisa no LABÔ/PUCSP e doutorando na Faculdade de Direito da USP, citou a comparação do volume de trabalho docente entre países ao abordar a falta de valorização de professores tanto social quanto financeira no Brasil.
O autor, que também levantou outros estudos relevantes, elenca fatores importantes para que haja uma maior valorização docente, como a fixação do professor em apenas uma escola, oportunidades para qualificação continuada e ampliação do diálogo sobre a organização e o planejamento escolar.
Confira a coluna completa na Veja.