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Sobrecarga e desigualdade no volume de trabalho dos professores

Pesquisa realizada pela FCC, D3e e o Itaú Social, e divulgada no relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, foi destaque em matéria do Valor Econômico.

Lara Mello Pereira

Publicado em:

18/07/2024 22:16:05

Por: Lara Mello 

Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e o Itaú Social, e divulgada no relatórioVolume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, foi destaque em matéria do Valor Econômico. O estudo mostra que quase um terço dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil tem mais de 300 alunos por ano, o que especialistas consideram como um excesso.Gabriela Moriconi, coordenadora do estudo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, ressaltou que o excesso de horas e alunos impacta diretamente não apenas a saúde do professor, mas a qualidade do ensino.A pesquisa, além de mostrar as diferenças do volume de trabalho docente entre cidades e Estados brasileiros, também traz propostas para mitigar o excesso encontrado no estudo, que inclui políticas públicas. Confira areportagem do Valor Econômico.Acesse orelatório completo sobre o volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental.

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