Avaliação de valores sociomorais em escolares: pesquisa comparativa entre Brasil e Espanha
Coordenação:Marialva Rossi Tavares
Equipe de Pesquisa:Marialva Rossi Tavares, Maria Suzana de Stefano Menin (Unesp/Presidente Prudente), José Maria Aviles Martinez (Universidad de Valladolid)
Financiamento:FCC
Parceiro:Universidad de Valladolid, Espanha
Vigência:2016-2017
Descrição:O professor José Maria Aviles Martinez, pesquisador da Universidad de Valladolid, que desenvolve na Espanha investigações na área debullying, foi convidado pela FCC a apresentar seus trabalhos e também discutir os resultados da pesquisa sobre adesão a valores sociomorais. Nesse encontro, ele ficou entusiasmado com o projeto e propôs aplicá-lo na Espanha com o objetivo de se comparar a adesão a valores de estudantes de escola pública do nível fundamental. Os questionários foram traduzidos para a língua espanhola e aplicados aos alunos cujo nível escolar e perfil eram correspondentes aos alunos brasileiros. Apesar de os resultados serem parecidos, observou-se uma constante neles, ou seja, os alunos espanhóis sempre apresentaram pontuações maiores que os brasileiros, o que vale dizer que um trabalho nesse sentido vale a pena ser desenvolvido, pois a Espanha há tempos vem cuidando de desenvolver projetos dessa natureza em suas escolas.