Avaliando o clima escolar e a adesão a valores sociomorais em escolas inclusas em comunidades vulneráveis
Coordenação:Marialva Rossi Tavares
Equipe de Pesquisa:Marialva Rossi Tavares, Adriano Moro, Maria Suzana de Stefano Menin (Unesp/Presidente Prudente), Carolina Aragão Escher Marques (Unicamp)
Financiamento:FCC
Parceiro:Gepem/Unicamp
Vigência:2016-2017
Descrição:Considerando que o Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, grupo parceiro de pesquisa, estava concluindo o processo de construção de um instrumento para avaliação do clima escolar, houve, por parte da FCC, a iniciativa de verificar a possível relação entre o clima da escola e a adesão de valores sociomorais por parte de seus atores – alunos e professores de escolas situadas em comunidades vulneráveis –, sendo esse o objetivo principal desse projeto. Além da parceria com a Unicamp, para a realização do projeto, o projeto teve também como parceira a Diretoria de Ensino Sul 2, do estado de São Paulo, em cujas escolas foram aplicados os questionários. Os dois instrumentos (clima escolar/Gepem e escala de valores/FCC) foram aplicados em quatro escolas da referida diretoria para cerca de 1.750 alunos. Além disso, foram realizadas dez entrevistas, sendo quatro com os diretores das escolas pesquisadas, quatro com técnicos da Diretoria Sul 2 e 2 com técnicos da SEE. Os resultados foram inconclusivos, não chegando a atingir as expectativas teóricas do grupo de investigação, pois não foram suficientes para se afirmar a correspondência entre clima e adesão a valores sociomorais. Entrevistando os técnicos da Secretaria de Educação e de escolas, percebeu-se que poderia ter havido uma influência do perfil do gestor (autoritário e punitivo) sobre as respostas que os participantes da pesquisa poderiam dar em relação ao questionário de clima, mas isso iria requerer outra investigação, a qual não era possível ser realizada naquele momento.
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