Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente 

Desde 2010, articula uma rede de 40 grupos de pesquisa envolvendo mais de 100 pesquisadores de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com vistas à realização de um estudo conjunto sobre  profissionalização docente.

Atividades

 

2017

Professores visitantes

  • Marguerite Altet (Université de Nantes, França)

Conferência: La démarche d'Analyse de Pratiques en formation professionnelle initiale ou continue: l'outil réflexif des formateurs pour faire évoluer représentations, postures et pratiques effectives des enseignants.

  • Marguerite Altet (Université de Nantes, França)

Oficina: Análise de práticas docentes: uma demanda de pesquisa e de formação

  • Tanguy Leroy (Université de Lyon 2, França)

Mesa Redonda: educação e saúde: narrativas, emoções e aprendizagens

  • Maria Conceição Passeggi (UFRN e UNICID, Brasil)

Mesa Redonda: educação e saúde: narrativas, emoções e aprendizagens

Eventos

  • 15ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, FCC, São Paulo, mar. 2017.
  • X Jornada Internacional (JIRS) e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, UFMG, Minas Gerais, ago. 2017.
  • XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, PUCPR, Curitiba, ago. 2017.
  • Reunião de apresentação do relatório de monitoramento global de educação (UNESCO), Brasília, ago. 2017.
  • IV Colóquio Nacional de Investigação em Representações Sociais, México, out. 2017
  • 16ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, PUCPR, Curitiba, ago. 2017

 

2016

Professores visitantes

  • Nikos Kalampalikis (Université de Lyon 2, França)

Curso: Grupos focais como metodologia de pesquisa.

  • Alícia Barreiro (Universidad de Buenos Aires (Argentina),

Seminário: Psicologia genética e representações sociais - contribuições para a aprendizagem escolar

Eventos

  • Lançamento da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, FCC, São Paulo, mar. 2016.
  • 14ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, UNEB, Bahia, out. 2016.
  • VI SERS - Simpósio Estadual de Representações Sociais e Educação e I SIERS Simpósio Internacional de Educação, Representações Sociais e Subjetividade, UNEB, Bahia, nov. 2016
  • 13ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, Marseille, França, 2016.
2015

Professores visitantes

  • Jean-Marie Barbier (CNAM, Paris, França)

Seminário: Formação de adultos e profissionalização: desafios e embates para o campo educacional.

  • Denise Jodelet (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França)

Seminário: Saberes em interação: aportes da teoria das representações sociais.

  • Nikos Kalampalikis (Université de Lyon 2, França)

Seminário: Saberes em interação: aportes da teoria das representações sociais

Eventos

  • Biennale internationale de l’Éducation, de la Formation et des Pratiques professionnelles, jun. 2015
  • Réunion des Chaires d’éducation UNESCO au Brésil. Jun. 2015.
  • XII EDUCERE, II SIRSSE, V SIPD-Cátedra UNESCO e IX ENAEH, PUCPR, Curitiba, ago. 2015.
  • 13ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, PUCPR, Curitiba, ago. 2015.
  • Concours - Journée mondiale des enseignants. Paris/Brasília, out. 2015.
2014

Professores visitantes

 
  • Denise Jodelet (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França)
Mesa Redonda: os conceitos contemporâneos de subjetividade e as relações com a TRS.

Eventos

  • UNESCO Chair meeting on higher education, teachers’ education and information and communication technologies, jan. 2014.
  • 4o Seminário Internacional dos Grupos de Pesquisa associados à Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, jul. 2014.
  • 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, São Paulo, jul. 2014.
  • 11ª Reunião técnica da linha “Políticas e currículos da formação e trabalho docente”, dez 2014
2013

Professores visitantes

  • Angela Arruda (Universidade Federal do Rio do Janeiro)

Consultoria da linha “Processos psicossociais da formação e trabalho docente”, jun. 2013.

  • Juan Carlos Tedesco (Universidade de San Martin y San Adrés, Argentina)

Reunião Técnica

  • Elizabeth Macedo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Consultoria da linha “Políticas e currículos da formação e trabalho docente”

 

Eventos

  • XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, PUCPR, Curitiba, ago. 2013.
  • 10ª Reunião Técnica dos Grupos Associados ao CIERS-ed e à Cátedra UNESCO, dez. 2013
2012

Professores visitantes

  • Maria da Conceição F. B. S. Passegg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palestra: “Propriedade intelectual e direitos humanos: o dilema do acesso ao conhecimento”, set. 2012

  • Denise Jodelet (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França)

Palestra: “Propriedade intelectual e direitos humanos: o dilema do acesso ao conhecimento”, out. 2012.

  • Maria Auxiliadora Banchs

Palestra: “Propriedade intelectual e direitos humanos: o dilema do acesso ao conhecimento”, out. 2012.

 

Eventos

  • 2º Seminário da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente

  • 9ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed e à Cátedra UNESCO.

2011

Professores visitantes

  • Marcio Alves da Fonseca (PUC-SP)

Seminário: “Introdução à Leitura de ‘A Hermenêutica do sujeito'”, mai. 2011

  • Juan Carlos Tedesco (Universidade de San Martin y San Adrés, Argentina)

Palestra: “Políticas de subjetividade e formação de professores”, ago. 2011.

  • Martha de Alba (Universidad Autónoma Metropolitana (Iztapalapa, México)

Seminário: “Mapas imaginários Del Centro Histórico de La Ciudad de México: de La Experiência al Imaginário Urbano”, ago. 2011.

  • Maria do Céu Roldão (Escola Superior de Educação de Santarém), out. 2011.
  • Nikos Kalampalikis (Université de Lyon 2, França)

Mesa Redonda: De l´usage à l'invention des méthodes dans le champ des représentations sociales”, nov. 2011.

 

Eventos

  • 1º Seminário da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente. 

  • 8ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed e à Cátedra UNESCO.

  • X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) – Formação para mudanças no contexto da educação, nov. 2011
    Exposição Pinturas de Antonio Peticov no âmbito do X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), nov. 2011.

  •  

Objetivos

  • Proporcionar intercâmbio de pesquisas e pesquisadores de diferentes países com pesquisadores brasileiros.

  • Articular universidades e centros de pesquisa por meio da elaboração de projetos e atividades de formação docente.

  • Proporcionar formação contínua de excelência aos pesquisadores envolvidos na área.

  • Organizar publicações, ciclo de palestras, eventos científicos e fóruns virtuais.

  • Realizar investigações científicas considerando a subjetividade como uma das dimensões da profissionalização docente.

  • Disseminar os resultados das pesquisas para contribuir com o debate acadêmico sobre a formação de professores.

  • Contribuir para a elaboração de subsídios que contribuam com as políticas públicas educacionais com foco na formação docente.

Pesquisa

Os projetos vinculados à Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente buscam, por meio de uma ação conjunta, obter os subsídios necessários para a compreensão dos fatores que propiciam o bom desempenho docente, ao considerar os aspectos simbólicos envolvidos em sua prática e em seu contexto de atuação.

Esse esforço se expressa no desenvolvimento de diversas pesquisas que, ao possibilitarem a ampliação das discussões referentes aos aspectos simbólicos envolvidos na prática e no contexto de atuação do professor, analisam o trabalho docente levando em conta a perspectiva dos sujeitos por meio de uma abordagem multirreferenciada, ao integrarem mais de 40 grupos de pesquisa em torno de problemáticas acerca da docência e da formação docente.

Publicações

FCC
Skip to content