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Educação escolar em tempos de pandemia

Apresentação 

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, as escolas brasileiras tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Em um contexto de excepcionalidade, o isolamento social mudou a dinâmica dos espaços de aprendizagem e alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do direito à educação.

Duas questões ganharam destaque no debate nacional: garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu processo de escolarização e evitar o acirramento das desigualdades de acesso e de oportunidades.

Nesse cenário, o Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, estimulado por seus parceiros Itaú Social e UNESCO, desenvolveu a pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Mais de 14 mil docentes de todo o País responderam ao questionário on-line (disponibilizado entre 31 de abril a 10 de maio) e contaram como estavam desenvolvendo suas atividades nas primeiras semanas de isolamento social, conciliando o trabalho com a vida privada, além de indicarem suas expectativas para o período pós-pandemia. Trazer um retrato da educação no período de isolamento é essencial para construirmos os novos caminhos, necessários em tempos de pandemia, para garantir o Direito a Educação a todos os alunos e alunas.

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