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Anos Finais do Ensino Fundamental

Os anos finais do ensino fundamental são uma fase marcada por transições. É durante essa etapa que os estudantes entram na adolescência e desenvolvem importantes saltos cognitivos e de autonomia. Na educação pública brasileira, 10,09 milhões de estudantes encontram-se nos anos finais — um número que se aproxima da população inteira de países como Portugal (10,3 milhões) e Suécia (10,2 milhões). Apesar de sua importância qualitativa e quantitativa, os anos finais do ensino fundamental enfrentam grandes desafios, como a falta de políticas públicas que priorizem as especificidades dessa etapa escolar, a defasagem idade-série, a dificuldade de adaptação a uma estrutura curricular fragmentada e os altos índices de evasão na transição para o Ensino Médio.

O edital Anos Finais do Ensino Fundamental - Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas e do Itaú Social para apoiar pesquisas aplicadas que se dedicam a aspectos relacionados ao período do 6º ao 9º ano da educação básica. A proposta é estimular o desenvolvimento do saber científico de forma colaborativa, o que inclui a participação de escolas, redes educacionais e organizações da sociedade civil.

Lançado em 2018, o edital recebeu quase 500 propostas, das cinco regiões do país. Mais de 70% delas eram voltadas a currículo, práticas e avaliação, aspectos que indicam os principais gargalos desta fase de ensino. As 14 pesquisas selecionadas, organizadas nos grupos temáticos abaixo, receberam investimento entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, além de acompanhamento e apoio técnico.

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