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Cooperação entre municípios, estados e União nas políticas educacionais é tema de ciclo de debates na Fundação Carlos Chagas

 

Cartaz com os dizeres: 3º ciclo de debates: Política Educacional Paulista no Tempo Presente. 27 de novembro, das 9h às 13h. Fundação Carlos Chagas. A composição tem fundo cinza claro, com pequenos quadrados de borda vermelha e duas linhas diagonais azuis. As logomarcas da Fundação Carlos Chagas, da Anpae e da Reippe aparecem na barra inferior, ao lado dos ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube da Fundação Carlos Chagas.

|09/11/23

Evento é resultado de parceria entre diferentes instituições e busca fomentar a participação social na formulação e implementação das políticas públicas no campo da educação

Por Luanne Caires

No dia 27 de novembro, às 9 horas, ocorrerá o 3º Ciclo de Debates: Política Educacional Paulista no Tempo Presente, organizado pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), com apoio da Fundação Carlos Chagas (FCC) e da Rede de Estudos e Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). O evento tem como objetivo estimular o diálogo sobre o pacto federativo no processo de implementação das políticas públicas de educação e a importância de fortalecer a colaboração entre municípios, estados e governo federal, com foco no estado de São Paulo.

O debate será realizado presencialmente no prédio sede da Fundação Carlos Chagas, no Butantã, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 vagas. 

Palestrantes com experiência em pesquisa educacional, ensino e diferentes esferas da administração pública compartilharão olhares sobre a temática das relações interfederativas e democráticas. Os convidados desta edição são Catarina Ianni Segatto (Universidade de São Paulo – USP), Dalva de Souza Franco (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Dirce Matiko Takano (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME), João Zafalão (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APOESP) e Maurício Holanda Maia (Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC). 

O evento dá continuidade ao ciclo de debates iniciado em setembro, na Unicamp, que teve com o tema A maior rede pública de ensino do país como laboratório? e discutiu as políticas educacionais postas em prática pelo atual governo paulista.

 

 

Saiba mais
3º Ciclo de Debates: Política Educacional Paulista no Tempo Presente
Quando: 27/11/2023, das 9h às 13h
Vagas: 100
Local: Fundação Carlos Chagas
Av. Prof. Francisco Morato nº 1565 – Jd. Guedala
CEP: 05513-900 – São Paulo – SP – Brasil
Inscrições: Formulário de inscrição

Conheça os palestrantes:

Catarina Ianni Segatto
Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Atuou como professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e na Universidade Federal do ABC e como pesquisadora no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/ NIC.br). É graduada em Administração Pública, com mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo. Tem experiência em políticas públicas a partir do estudo das relações intergovernamentais, das burocracias e das relações entre Estado e Sociedade nas políticas sociais, principalmente, na Educação e na Saúde no plano subnacional.

Dalva de Souza Franco
Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) e professora do curso de Pedagogia Interdisciplinar do Centro Universitário São Camilo. É pedagoga, mestre e doutora em Educação. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos temas de política educacional, educação infantil, gestão democrática, relação público e privado na educação e educação integral.

Dirce Matiko Takano
Vice-presidente regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em São Paulo (UNDIME-SP) e Secretária de Educação do município de Taboão da Serra (SP). É pedagoga, com especialização em Deficiência Auditiva. Tem experiência como professora, coordenadora pedagógica e diretora em escolas da rede pública e privada e atuou como responsável pela formação de profissionais da educação em municípios de São Paulo e da Bahia.

João Zafalão
Professor e dirigente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APOESP). É graduado em Ciências Sociais, História e Pedagogia e tem mestrado em Educação. 

Maurício Holanda Maia
Consultor Legislativo na Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE). Pedagogo, mestre e doutor em Educação, atuou como Secretário Municipal de Educação do município de Sobral (CE) e Secretário de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Planejamento Educacional, principalmente com os temas censo escolar, participação, ensino fundamental, auditoria, sala de aula, gestão, avaliação, plano de cargos e carreira.