1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Avaliação em larga escala na América Latina é tema de chamada pública de Estudos em Avaliação Educacional
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Avaliação em larga escala na América Latina é tema de chamada pública de Estudos em Avaliação Educacional

 

Cartaz com os dizeres: Estudos em Avaliação Educacional. Chamada para artigos: Avaliação em larga escala na América Latina. A composição tem fundo em gradiente de vermelho e laranja, com o logo formado pelas letras EAE. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior em uma faixa branca.

|01/11/23

Periódico da Fundação Carlos Chagas busca evidenciar diferentes experiências e desafios que considerem a complexidade do contexto latino-americano na avaliação da educação e do ensino escolar

Por Luanne Caires

A revista científica Estudos em Avaliação Educacional (EAE) lança, nesta quarta-feira, 1º de novembro, a chamada de artigos para a seção temática Avaliação em larga escala na América Latina: Contextos, retóricas, políticas e repercussões na escola pública. O objetivo é estimular debates sobre as diferentes experiências de avaliação externa e em larga escala na região, sobre como as avaliações são instrumentos importantes para planejar e construir projetos educativos e sobre suas contradições e potencialidades em meio à diversidade de interesses econômicos, sociais e políticos. 

Pesquisadores que investigam a avaliação externa e em larga escala no Brasil e na América Latina, especialmente na educação básica, podem inscrever seus artigos até 11 de março de 2024 pelo site do periódico. No momento da submissão, é preciso informar como comentário para o editor que o envio é feito em resposta a esta chamada.

Os artigos selecionados farão parte do volume 35 da revista, que será publicado em 2024. “Nossa expectativa é colaborar não apenas com o desenvolvimento do conhecimento científico sobre o assunto, notadamente na América Latina, mas também evidenciar experiências que possam ser inspiradoras e que contribuam para o aprimoramento das políticas educacionais de avaliação”, destaca Nelson Gimenes, editor-chefe da revista. 

O periódico EAE é uma publicação da Fundação Carlos Chagas que, há mais de 30 anos, divulga a produção acadêmica relacionada à avaliação da educação e à análise de políticas e programas que dialogam com estudos avaliativos. Reconhecida pela qualidade e pela diversidade de suas perspectivas teóricas e metodológicas, a revista é classificada como A1 no Qualis-Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Saiba mais
Estudos em Avaliação Educacional
Avaliação em larga escala na América Latina: Contextos, retóricas, políticas e repercussões na escola pública
Submissão em:  https://publicacoes.fcc.org.br/eae/about/submissions
Prazo: 11/03/2024