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Congresso sobre política e administração da educação conta com apresentações da Fundação Carlos Chagas

 

Cartaz com os dizeres: Fundação Carlos Chagas. 7º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e 10º Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 06 a 08 de fevereiro. Apresentações sobre educação escolar em tempos de pandemia. A imagem tem fundo branco com uma ondulação vermelha na parte superior.

|01/02/23

Pesquisadoras abordam desigualdades na educação infantil, a implementação de orientações oficiais por diretores escolares e a intensificação do trabalho cotidiano das diretorias durante a pandemia

Por Luanne Caires

O 7º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o 10º Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação acontecem entre os dias 06 e 08 de fevereiro de 2023, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas (FCC) participam do evento e apresentam resultados de estudos sobre políticas e práticas da educação básica e sobre educação infantil no contexto da pandemia de covid-19. 

Fabiana Silva Fernandes, pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da FCC, apresentará o trabalho Contornos das desigualdades educacionais na/da educação infantil, no contexto da pandemia, que reúne análises das ações adotadas pelas redes de ensino e instituições de educação infantil nos primeiros meses da pandemia de covid-19 e como as mudanças decorrentes do contexto pandêmico afetaram as desigualdades educacionais. Com coordenação de Cláudia Pimenta (DPE/FCC), a pesquisa faz parte do projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: o enfrentamento das desigualdades, desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas em parceria com a Unesco Brasil e o Itaú Social.

Cláudia também é uma das participantes do congresso e apresentará resultados da pesquisa Ensino remoto: a implementação de orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por diretores escolares. O estudo foi coordenado por Cláudia e por Angela Maria Martins (DPE/FCC) e contou com participação de Fabiana Silva Fernandes, Vandré Gomes da Silva e outros pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). No evento, o enfoque da apresentação será a análise do currículo e da avaliação educacional a partir de normativas e orientações oficiais da rede estadual paulista, publicadas entre março de 2020 e maio de 2021, além de informações coletadas junto aos diretores de escolas. 

Angela Maria Martins também foi convidada pela organização do evento para participar de simpósio que discute problemas na gestão escolar durante e após o contexto pandêmico. Participam do simpósio pesquisadoras da Universidade do Minho (Portugal), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Angela discutirá singularidades de unidades escolares que, submetidas a um escopo normativo homogeneizador, são pautadas por diferentes práticas em regiões e contextos diversos. O tema principal da fala da pesquisadora da FCC será a intensificação do trabalho cotidiano de diretores escolares, com significativa presença das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas da rede estadual de ensino de São Paulo. 

Durante o evento, Angela participará do lançamento de duas coletâneas publicadas pela Editora Anpae: Planos decenais de educação em municípios brasileiros pós-PNE (2014-2024): elaboração, monitoramento e avaliação and Relações federativas e as metas e estratégias dos planos municipais de educação. As obras foram organizadas por Elisângela Scaff (Universidade Federal do Paraná – UFPR), Márcia Ângela Aguiar (UFPE) e Angela Maria Martins (FCC) e serão distribuídas a secretarias municipais de educação. A pesquisadora também realizará reuniões de intercâmbio de pesquisa na Universidade de Lisboa e na Universidade de Aveiro, dando continuidade a missões e estudos já desenvolvidos com pesquisadores dessas universidades.

Sobre o evento
Com o tema Política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano, o congresso é promovido pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE).

Saiba mais:
Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: o enfrentamento das desigualdades
Pesquisa composta por sete estudos com o objetivo de identificar e compreender a percepção de professores e estudantes acerca da educação escolar no atual contexto, considerando as especificidades de cada etapa/ modalidade de ensino. 

Ensino remoto: a implementação de orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por diretores escolares (vol. 1)
Publicação na série Textos FCC reúne os resultados da primeira etapa da pesquisa, voltada à análise de legislações e demais documentos oficiais que orientaram o ensino remoto e o processo de retomada das atividades presenciais na rede estadual de ensino de São Paulo.

7º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o 10º Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Quando: 06 a 08 de fevereiro de 2023
Onde: Universidade de Lisboa, Portugal
Site: https://anpae.org.br/iberoamericano2023/index.html
Mais informações: anpae@anpae.org.br