1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Curso sobre educação e divulgação científica conta com participação da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Curso sobre educação e divulgação científica conta com participação da Fundação Carlos Chagas

 

Fundação Carlos Chagas. 74ª Reunião Anual da SBPC. 24 a 30 de julho de 2022. Educomunicação e divulgação científica. Comunicadora Graciele Oliveira participa de organização de curso em evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A imagem tem fundo cinza claro, com motivos levemente triangulares. O texto está escrito em azul.

|25/07/22

Em formato virtual, curso faz parte de evento que reúne atividades científicas presenciais e on-line em diversas áreas do conhecimento

Ao longo desta semana, ocorre a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o objetivo de debater políticas públicas em ciências, tecnologias, inovação e educação, o evento conta com um minicurso ministrado por Graciele Oliveira, educomunicadora, pesquisadora na área de comunicação pública da ciência e chefe do Núcleo de Comunicação na Fundação Carlos Chagas. 

O curso Educomunicação e Comunicação Pública da Ciência é realizado virtualmente e inclui discussões sobre o combate à desinformação e aos movimentos anticiência, além da importância do consumo crítico dos meios de comunicação. Graciele apresenta o módulo sobre a interface entre a educomunicação e a divulgação científica, durante o qual aborda exemplos desenvolvidos na Fundação Carlos Chagas para tornar as pesquisas acessíveis aos públicos que delas participam. 

Uma das iniciativas citadas é a divulgação do texto Herbário Intercultural: material didático na formação do educador indígena na Amazônia na série Textos FCC, como parte das atividades do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A publicação apresenta uma experiência formativa desenvolvida no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá e inclui resumos escritos nas línguas indígenas dos estudantes participantes. 

Saiba mais
74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Evento gratuito tem como tema Ciência, Independência e Soberania Nacional e ocorre de forma híbrida entre os dias 24 e 30 de julho de 2022.
https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Prestigiando e divulgando experiências formativas realizadas por professores dos cursos de licenciaturas.
https://www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-professor-rubens-murillo-marques/